PowerPoint: Economize tinta e tempo ao imprimir apresentações

Imagem de: PowerPoint: Economize tinta e tempo ao imprimir apresentações

É freqüente, principalmente no meio acadêmico, a impressão de apresentações criadas no Power Point. Gastar dinheiro, tempo e material imprimindo coisas desnecessárias não é algo que esteja nos planos dos usuários, ainda mais agora que se fala muito em consciência ecológica.

Antes de sair imprimindo as coisas, convém ajustar as configurações de impressão para que o trabalho seja feito da forma que você deseja. O Baixaki preparou algumas dicas para você imprimir suas apresentações e não gastar mais com isso.

Configurando a página

Acessando as configurações da página.Configurar a página consiste em ajustar as margens, escolher o tamanho e tipo do papel que será usado para impressão, além de permitir que a escolha da orientação da página. Para ter acesso a todas estas configurações, escolha a opção “Configurar Página” que se encontra na guia “Design”.

Na janela que abrir, você pode alterar todas as opções de acordo com aquilo que necessitar. Ao terminar, clique em “Ok” e pronto.

Impressão de cabeçalhos e rodapés

As páginas impressas podem ter data e hora atualizadas ou pode-se determinar uma data qualquer para ser exibida. Além disso, outros dados podem ser colocados, como número do slide, número de página ou anotações personalizadas.

Todas estas opções podem ser encontradas acessando a guia “Inserir”, e depois clicando na opção “Cabeçalho e Rodapé”. Na tela que abrir, basta inserir os dados em seus respectivos campos.

Opções do cabeçalho.

Visualizando

É sempre bom visualizar a impressão antes de realizá-la. Clicando no Botão do Office acesse a opção “Imprimir” e em seguida escolha “Visualizar Impressão”. A tela que abrirá exibirá vários botões de configurações:

1)    Imprimir: envia o documento para a impressora.

2)    Opções: exibe diversas configurações que podem ser ajustadas.

3)    Imprimir: apesar de possuir o mesmo nome que o primeiro botão, esta opção permite que você altere o formato com a qual o documento será impresso. É possível escolher entre: Slides, Folhetos, Anotações e Estrutura de Tópicos.

4)    Zoom: Aumenta ou diminui o zoom da exibição.

5)    Ajustar à Janela: aumenta o zoom da apresentação de modo que ela preencha a tela.

6)    Próxima Página / Página Anterior: permite que você avance ou regrida pelas diversas folhas do documento.

7)    Fechar Visualização de Impressão: fecha a visualização e retorna para a tela principal do Power Point.

Visualizando a impressão.

Impressão

Caso tudo esteja correto, ainda na janela de visualização, clique no botão “Imprimir”. Agora é hora de fazer os últimos ajustes. Escolha a impressora (caso haja mais de uma) para a qual o arquivo será enviado a fim de ser impresso. Você pode ainda escolher o intervalo de slides que será impresso: Tudo, Slide Atual ou Seleção.

Não esqueça de conferir as opções de cor, que podem ser: Cor, Escala de Cinza ou Preto-e-Branco puro. Confirme, no menu “Imprimir”, se a opção escolhida está de acordo com o desejado. Lembre-se que, se você optar por imprimir no modo “Folhetos” é possível escolher quantos slides serão colocados em cada página.

Se tudo estiver correto, é só clicar em “Ok” e correr para perto da impressora a fim de se certificar que tudo está saindo como esperado.

Últimos ajustes.

Cor para impressão

Uma última dica: a cor da impressão está diretamente ligada com a qualidade e com o custo. A impressão colorida encarece bastante o trabalho, por isso evite ao máximo utilizar tal opção, isso sem contar que, dependendo da impressora, alguns gráficos podem sair com qualidade muito ruim.

Escolha o esquema certo de cor.O modo mais econômico é o “Escala de Cinza”, pois converte as cores dos gráficos e demais elementos para vários tons de cinza. A qualidade das impressões normalmente é satisfatória e atende ao que o usuário precisa. O modo “Preto-e-branco puro” é um dos que oferece os piores resultados, pois transforma todas as cores do documento em preto ou em branco.

Finalizando

Com as dicas mostradas acima você imprime seus arquivos sem erros e, o melhor de tudo, de forma consciente!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.