Trem com formato de um avião flutua a 200 quilômetros por hora

Imagem de: Trem com formato de um avião flutua a 200 quilômetros por hora

Conceito de um trem-avião que levita (Fonte da imagem: Spectrum)

Quando se pensa em transportes modernos que circulam no solo, logo estruturas como a de um trem-bala passam por nossa mente. Pois pesquisadores da Universidade de Tokohu, no Japão, resolveram dar um passo além e criaram um protótipo que combina um trem e um avião, planando sem nenhum contato com o solo.

O veículo, ainda sem nome, usa a aerodinâmica por meio de “asas” para levitar, sendo então capaz de viajar a quase 200 quilômetros por hora por entre uma passagem de concreto em formato de “U”. A passagem funcionaria como os trilhos de um trem, mantendo o dispositivo em seu devido lugar.

Apesar de parecer um tanto quanto instável em alguns momentos, os pesquisadores (liderados por Yusuke Sagahara) afirmam que o veículo possui um movimento mais uniforme em velocidades mais baixas. Quando se aumenta a potência dos motores, no entanto, melhor segurar os copos para não derrubar nada.

O dispositivo foi apresentado na IEEE – Conferência Internacional de Robótica em Shangai (China) e gravado em vídeo, que pode ser conferido logo abaixo:

O protótipo faz parte de um estudo da Universidade e está sendo desenvolvido há mais de um ano. Entretanto, o grande desafio é estabilizar o veículo, uma vez que ele precisa ser tratado muito mais como uma aeronave (devido ao seu funcionamento) do que como um trem.  Mas, quem sabe, em um futuro próximo, você não possa dizer que está “voando” para o trabalho?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.