Canonical batiza Ubuntu 11.10 de ``Oneiric Ocelot´´

Imagem de: Canonical batiza Ubuntu 11.10 de ``Oneiric Ocelot´´

Um mês antes de mostrar ao mundo o Natty Narwhal (Ubuntu 11.04) a Canonical já está deixando o mercado de softwares curioso a respeito do que há por vir depois. A versão do Ubuntu (11.10) a ser lançada em Outubro foi batizada como “Oneiric Ocelot”, algo como “Jaguatirica Onirica” em livre tradução.

Segundo Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, o nome foi escolhido pela força na junção das duas palavras: para ele, esta é a forma como as inovações acontecem “em parte com sonhos e em parte com disciplina”. O anúncio oficial foi feito pelo blog do próprio Shuttleworth, que ainda conta algumas das novidades que devem acompanhar o sistema.

O lançamento do Ubuntu 11.10 trará também a versão final do Unity com sistema baseado em 2D, fazendo com que equipamentos antigos, sem suporte ao 3D, também tenham acesso a todas as facilidades da ferramenta. Os desenvolvedores da Canonical prometem que a versão em duas dimensões será muito similar ao funcionamento do sistema baseado em 3D.

Para Shuttleworth, isso poderia abrir caminhos para que o Ubuntu possa um dia ser usado em equipamentos portáteis, como tablets e smartphones, já que a versão 2D possibilita a criação de interfaces funcionais e, ao mesmo tempo, esteticamente agradáveis.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.