Como criar uma conta no Gmail [Passo a passo]

Imagem de: Como criar uma conta no Gmail [Passo a passo]
Imagem: Pixabay

O Gmail é o serviço de e-mail do Google que nasceu em fase beta em abril de 2004 e abriu as portas para o público em fevereiro de 2007, dispensando o esquema de convites que antes era necessário para poder criar uma conta.

No seu início, a plataforma era considerada revolucionária porque, entre outras coisas, oferecia 1 GB de armazenamento. Para se ter uma ideia, no começo dos anos 2000 os concorrentes Yahoo e Hotmail tinham apenas poucos MB para oferecer.

Àquela época, é bem verdade, grande parte das pessoas utilizava o Gmail para acessar o Orkut, rede social que bombou no início deste século.

Atualmente, o Gmail é a principal plataforma de e-mails gratuitos do mundo. Em 2018, o Google anunciou no Twitter que mais de 1,5 bilhões de usuários tinham uma conta do e-mail.

E a ferramenta não conquistou todo esse sucesso à toa. Além dos 15 GB gratuitos que são oferecidos atualmente, o Gmail possui integração com vários outros serviços, oferece segurança e mais uma gama de benefícios aos usuários.

Então chega de papo e mãos à obra! Confira abaixo como criar uma conta no Gmail.

Passo a passo de como criar um Gmail

1. Criando a conta Gmail

Para começar o processo de registro, acesse o endereço http://gmail.com, e clique no botão “Criar conta”. Depois disso, defina se o seu usário será pessoal ou comercial e preencha o formulário com os dados solicitados.

Gmail

2. Nome de login e senha desejados

Nesta parte você deve informar o seu nome, sobrenome e usuário que você deseja. O usuário será usado para formar o seu endereço de email, como em “nomeescolhido@gmail.com”.

Portanto, opte por um registro que as pessoas possam recordar facilmente, mas também leve em consideração o fato de que quanto mais simples, mais altas são as chances de você ser cadastrado em uma lista de spam.

Além disso, você deve seguir algumas regras ao criar um Gmail. Além das letras, o Google permite a inclusão de números e de ponto final (“.”) no nome de login. Caso o login não esteja disponível aparecerá uma mensagem “este nome de usuário já está em uso. Tente outro”.

No mesma página será exigida uma senha. Lembre-se de escolher um código com pelo menos oito caracteres combinando letras, números e símbolos. Não utilize datas comemorativas, nomes de pessoas próximas e sequências como “1234”, por exemplo.

Gmail

3. Confirmação de contatos e outros dados

Depois de escolher uma conta e a senha, o Google pedirá para que você registre um número de celular e outro e-mail. Ambos são opcionais, mas servem para dar mais segurança e também para realizar um possível processo de recuperação, caso você esqueça a senha, por exemplo.

Além disso, são exigidas informações como data de nascimento e gênero ao criar um Gmail.

A companhia explica que no primeiro caso, é necessário saber a idade da pessoa porque alguns serviços da empresa possuem restrições para determinadas faixas etárias. Sobre o gênero, o Google diz que utiliza a informação para personalizar mensagens, para saber quais pronomes serão utilizados, por exemplo.

Gmail

4. Termos de serviço

Antes de efetivamente criar a conta, o Gmail pede para que você leia os “Termos de serviço”. Os textos informam sobre as responsabilidades do usuário e sobre as ferramentas que ele terá disponível na mão a partir de agora.

A plataforma também pede um aceite sobre o processamento de dados. Ou seja, como as contas do Google podem se juntar a vários outros serviços, a empresa deixa claro que o usuário terá seus dados processados, mas que terá controle sobre os procedimentos.

Ao final de tudo isso, basta selecionar as duas caixas para confirmar o aceite.

Gmail

Facilidades e produtos

Pronto! A partir de agora você possui um conta no Gmail. Junto do acesso, o Google oferece dezenas de outros serviços. Veja, abaixo, uma lista com algumas das facilidades e produtos que estão junto do “pacote”.

  • Google Ads: Exiba seus anúncios no Google e em nossa rede de publicidade;
  • Google AdSense: Coloque anúncios do Google no seu site e gere receita;
  • Google Livros: Pesquise o texto completo de livros;
  • Google Maps: Veja mapas e rotas;
  • Google Payments: O Google Payments é a maneira mais rápida e simples de fazer pagamentos on-line ou por aproximação com seu smartphone;
  • Google Play: Acesse os mais novos apps, jogos, músicas, filmes, programas de TV e notícias em todos os seus dispositivos;
  • Google Fotos: Armazene e compartilhe fotos com o Google Fotos;
  • Armazenamento individual: Permita que usuários finais comprem mais armazenamento para o Google Drive;
  • Histórico de localização: Controle o histórico de localização e a geração de relatórios;
  • YouTube: Assista, faça upload e compartilhe vídeos e participe de chats no app. Não está disponível em todas as regiões.
Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.