Manutenção de PCs: como limpar a fonte?

Imagem de: Manutenção de PCs: como limpar a fonte?

A fonte é um componente indispensável para o seu computador. Dela sai a energia para todos os componentes. Com o tempo, é normal que ela acumule pó, e o excesso da sujeira pode comprometer seu funcionamento. As consequências podem ser bastante caras. Portanto, agora o Baixaki dá dicas de como fazer a limpeza da sua fonte. Isso só foi feito graças ao pessoal da Huntkey que nos enviaram a fonte Jumper 550 para o teste.

Antes de partir para a “faxina”, caso seja do seu interesse, no Baixaki você encontra extenso material sobre esse componente, com textos como “Fontes: Você dá a devida importância à sua?” e “Mito ou Verdade: o computador consome muita energia e aumenta a conta de luz?”. Também já ensinamos, com vídeo, como trocar a fonte do seu computador.

Por que limpar

Uma fonte suja pode atrapalhar o fluxo de ar no gabinete. Consequentemente, o processo de resfriamento de componentes pode ser obstruído. Esse superaquecimento é bastante prejudicial, e pode danificar placas de maneira permanente.

A sujeira também pode afetar a alimentação da energia, que pode não ser suficiente para as placas e, consequentemente, travar o computador.

Quando limpar

Recomenda-se não demorar mais que três meses para fazer uma limpeza. Não há problemas se você optar por limpar a fonte com mais frequência. Barulhos vindos dela quase sempre são sinais de que está mais que na hora de fazer uma limpeza.

 

O que usar

  • Chave Philips;
  • Pano macio seco;
  • Pincel;
  • Lata de ar comprimido;
  • Óleo lubrificante (apenas em alguns casos).

Hora da limpeza

Recomendações

Desligue o computador. Se ele for utilizado por muito tempo, recomenda-se esperar de 40 minutos a uma hora para que os capacitores não tenham mais energia armazenada, o que evita choques. Esse tempo também é suficiente para que partes quentes possam se resfriar.

Faça a limpeza em um local amplo. Lembre-se de desligar a fonte caso ela tenha o interruptor, o que é bastante comum. Se o gabinete estiver empoeirado, é recomendável remover a sujeira antes de abri-lo, evitando assim que o pó entre na máquina.

Como sempre, é recomendável ao lidar com componentes elétricos, descarregue a energia eletroestática de seu corpo. Há equipamentos específicos para isso, como pulseiras antiestáticas, mas você pode também simplesmente tocar as mãos em algum objeto de metal sem pintura por alguns segundos.

Limpeza simples

Vamos dividir este tutorial em duas partes: uma para limpeza simples, outra para limpeza avançada. Se você tem receio de remover a fonte, é recomendável apenas utilizar o método mais simples.

1 – Abra a lateral do gabinete;

2 - Confira componentes e cabos, e certifique-se de que você tem espaço para trabalhar. Caso contrário, pode ser necessário desconectar alguns cabos;

3 - Boa parte das fontes tem um ventilador na parte de baixo, que puxa o ar quente de dentro do gabinete e o joga para fora. Use uma lata de ar comprimido na posição vertical e, com jatos curtos, procure direcionar a sujeira de dentro para fora do computador através desse duto. Caso sua fonte não tenha saída de ar na parte de baixo, remova a sujeira do ventilador na parte traseira do gabinete;

 

4 – Complemente a limpeza com jatos de ar em outras áreas do gabinete;

5 – Utilize um pincel macio e fino, com cuidado, para remover excessos. Limpe bem a grade da saída de ar e de ventilação. Nunca force nenhum componente interno do gabinete;


6 – Se necessário, repita a aplicação do ar;

7 – Reconecte os cabos, caso você os tenha desconectado, e feche o gabinete.

Limpeza avançada

Se você está disposto a remover e abrir a fonte, a limpeza pode ser bem completa. Ela é mais complexa, e recomendada para usuários com certa experiência em manutenção. Neste caso, vamos utilizar também um pouco de óleo lubrificante.

1 – Abra a lateral do gabinete;

2 – Remova todos os cabos conectados à fonte;

3 – Remova a fonte com cuidado. Segure-a com firmeza para evitar que ela caia sobre outros componentes, e deslize-a cautelosamente para fora do gabinete;

4 – Observe os parafusos. No exemplo deste tutorial, é possível remover apenas a grade, mas vamos destampar a fonte para limpá-la de maneira ainda melhor;

5 – Afaste o ventilador com cautela, pois ele está conectado à estrutura por cabos;

6 – Use o ar comprimido no ventilador e na estrutura também, sempre com a lata na posição vertical e com jatos curtos;

7 – Complemente a limpeza com um pincel fino e macio para remover sujeiras grossas;

8 – Observe se há necessidade de lubrificação. Se a fonte do seu computador faz barulho excessivo, lubrificar pode resolver o problema. Neste caso, retire o adesivo no centro do ventilador e abra a tampa que fica abaixo. Utilize óleo lubrificante e aplique uma pequena quantidade no eixo.

9 – Feche a tampa da fonte, sempre com cuidado. Faça todas as conexões e certifique-se de que não falta nenhuma;

12 – Feche o gabinete.

.....

Este foi mais um tutorial do Baixaki com vídeo. Aproveite as dicas e até o próximo!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.