Coreia do Sul quer produzir lítio a partir de água do mar

Imagem de: Coreia do Sul quer produzir lítio a partir de água do mar

O lítio é utilizado em baterias e em produtos eletrônicos.

Fonte da imagem: Mining Weekly

Reuters. Por Ju-min Park - A Coreia do Sul planeja extrair lítio da água do mar em um projeto que se aproveita de um momento de demanda crescente pelo metal raro usado em baterias de celulares e automóveis.

"Nós vamos terminar de construir uma instalação de pesquisa e uma usina marítima no primeiro semestre deste ano e poderemos começar a extrair o lítio no próximo ano", disse Choi Byung-gwan, porta-voz do Instituto Coreano de Geociência e Recursos Minerais (Kigam).

A quarta maior economia da Ásia planeja dobrar sua taxa de autossufiência de "materiais estratégicos novos" como terras com minerais raros e lítio para 10 por cento em 2011 ante 5,5 por cento em 2010.

O instituto sul-coreano desenvolveu tecnologia para retirar o lítio da água do mar, o primeiro a conseguir isso depois do Japão.

O Kigam transmitiu o conhecimento da pesquisa para a siderúrgica Posco para comercialização. Os grupos vão montar a usina marítima e uma linha de produção para extração de 30 toneladas de lítio por ano até 2014 e produção em massa já em 2015, acrescentou Choi.

O lítio é um metal fundamental para a produção de baterias usadas em uma série de produtos, desde computadores e celulares a baterias para veículos elétricos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.