Câmeras, sensor de proximidade e data de lançamento... Sim, mais rumores sobre novo iPad!

Imagem de: Câmeras, sensor de proximidade e data de lançamento... Sim, mais rumores sobre novo iPad!

Novos aplicativos indicam câmeras no novo iPad.

Fonte da Imagem: MacRumors

O Mac Rumors aumenta a onda de rumores sobre o novo e tão comentado iPad. De acordo com o blog, o iOS 4.3 Beta 2, disponibilizado recentemente, confirma que o tablet terá câmeras, a julgar por três ícones que aparecem entre os aplicativos. Um desses ícones seria o da câmera, enquanto os outros seriam do FaceTime e Photobooth.

O FaceTime, teoricamente, permite videoconferências, enquanto o Photobooth permite tirar fotos e aplicar diversos filtros.

Além dos aplicativos, um case de proteção fabricado na China indica a existência das câmeras, além de entradas para cartão SD e mini DisplayPort.

Sensor de proximidade

Mas os rumores não param por aí. Uma exploração mais a fundo da nova versão do iOS indica que o iPad pode ter também um sensor de proximidade que bloquearia a tela automaticamente ao fechar a capa, desbloqueando-a ao abri-la. É o mesmo sensor já presente no iPhone e que desliga a tela e o multitouch ao segurar o aparelho no rosto durante uma ligação.

Sensor de proximidade é uma possibilidade também.

Fonte da Imagem: Blog do iPhone

Além do possível sensor de proximidade, o código do iOS 4.3 Beta 2 bota ainda mais lenha na fogueira de rumores. Uma exploração do Blog do iPhone revelou novos gestos multitarefas relacionados a vídeos, além de referências a novos modelos do iPad (2,1, 2,2 e 2,3).

O código também revelou um suposto novo recurso, “Buscar Meus Amigos”, que provavelmente permitirá o compartilhamento da posição geográfica de um usuário com amigos.

Novo GPU

Outro detalhe encontrado no código do sistema refere-se a um novo processador gráfico. De acordo com o Mac Rumors, o novo GPU chama-se POWERVR SGX543 e tem performance muito maior que os modelos atuais. O SGX543 ainda conta com suporte para OpenCL e configurações multicore.

Detalhe do código com referência à nova GPU.

Fonte da Imagem: MacRumors

Gesto multitouch? Talvez não

Com o lançamento do novo Beta para desenvolvedores, novos gestos multitouch foram adicionados à lista de controles do aparelho. No entanto, a Apple afirma que a função não estará ativada no iOS 4.3 para consumidores.

Display maior? Difícil

Também foi comentado que o display vai dobrar de resolução, a julgar por ícones maiores encontrados na versão 1.1 do iBooks, software da empresa para download e leitura de e-books. Segundo rumores, a tela do novo iPad já foi dobrada, depois apenas aumentada, e agora o DigiTimes afirma novamente que ela será dobrada para 2048x1536 pixels e será de Retina, com mais pixels do que a tela de um MacBook Pro. De acordo com o blog, o aumento na resolução permite que futuros aplicativos rodem em qualquer Apple, até aqueles com telas de 27 polegadas.

No entanto, isso é difícil. De acordo com o blog Daring Fireball, o iPad só conseguirá dobrar sua resolução em dois anos. Esse é o tempo que demoraria para aplicar uma nova tecnologia em um display sem aumentar o custo de produção.

Data de lançamento

Mais um rumor envolve a data de lançamento do iPad. O ícone do calendário do novo iOS exibe o dia 9. Até aí, tudo bem, mas basta lembrarmos do calendário do primeiro iPad, que exibia o dia 27. Não deu outra, e o iPad foi revelado no dia 27 de janeiro de 2010.

Portanto, cogita-se que a Apple anuncie o iPad 2 no dia 9 de fevereiro ou março. Se a pista for a mesma, falta pouco para o anúncio oficial.

O calendário pode indicar a data de lançamento do novo iPad?

Fonte da Imagem: 9to5Mac

Em meio a tantos "talvez", a única certeza é de que os rumores continuarão a aparecer. Quanto mais o novo sistema for explorado, mais dicas sobre novos recursos aparecem. E a Apple vai fazendo seu nome como sempre fez: instigando a curiosidade do público, mas mantendo a boca bem fechada.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.