Como criar grupos de amigos no Orkut

Imagem de: Como criar grupos de amigos no Orkut

Alguns podem não lembrar, mas no começo do Orkut não havia meios de mandar um recado para todos os contatos ao mesmo tempo. A única maneira eram as Mensagens, mas dificilmente as pessoas checavam suas caixas de entrada. Não é à toa que vários programas apareceram para suprir esta falha.

O Orkut novo, que surgiu no começo do ano passado, trouxe um recurso novo, que na maioria dos casos resolvia o problema: na página inicial há uma caixa em que o usuário pode escrever uma mensagem que chega a todos os seus contatos simultaneamente.

Com uma ferramenta adicionada em agosto deste ano as possibilidades aumentaram: passou a ser possível criar grupos de amigos e salvá-los. Dessa forma é possível enviar um recado para várias pessoas simultaneamente, mas sem precisar mandar para todos os contatos ao mesmo tempo.

A seguir você confere algumas dicas úteis sobre como criar grupos de amigos no Orkut, salvá-los e acessá-los quando quiser. Apenas lembre-se de que essas dicas só valem para o novo Orkut. Usuários que preferem a versão antiga ainda precisam recorrer a outros artifícios.

1º passo: como criar um grupo

Clique em alterar

Na sua página inicial, onde está escrito “Para todos os amigos”, clique em “Alterar”. Uma janela se abre, na qual estão listados todos os seus contatos. Você pode passar por toda a lista, selecionando um por um, ou digitar termos de pesquisa na caixa indicada para achá-los mais facilmente. Marque a caixa ao lado dos nomes dos amigos desejados e clique em “Salvar”.

Use termos de pesquisa

2º passo: é preciso salvá-lo

Nesse momento você tem um grupo de amigos separado, para o qual pode mandar um mesmo recado simultaneamente. Para salvar esse grupo permanentemente na sua página inicial, clique em “Salvar como grupo”.

Dê um nome para o grupo e salve-o.

Como mostra a imagem acima, dê um nome para o seu grupo e clique em “Salvar” novamente. A partir de agora seu novo grupo aparecerá em uma das abas da sua página inicial, como mostra a figura abaixo:

O grupo criado aparece na página inicial

Você ainda pode definir as opções de privacidade do seu grupo. Isso quer dizer que você pode escolher se deseja que todos possam ver os recados enviados dentro dele, ou somente seus amigos, ou os contatos do grupo.

Defina as opções de privacidade

Para apagar grupos

Você deve ter reparado que as classificações do Orkut antigo – “melhores amigos”, “amigos”, “conhecidos” etc – são aproveitadas pelo Orkut novo na forma de grupos. Além disso, a nova versão da rede social é capaz de analisar todos os contatos em busca de informações em comum e dar sugestões de grupos. Amigos que estudaram juntos na mesma instituição, por exemplo.

Para gerenciar todos esses grupos e ficar apenas com os que realmente interessam, clique no símbolo de mais, no canto direito e em seguida em “Gerenciar grupos”, como mostra a imagem abaixo:

Clique no sinal de mais e em seguida em Gerenciar Grupos

Em seguida, na barra localizada na lateral esquerda, selecione os grupos desejados e edite-os como quiser. Procure pelo botão “Excluir grupo” para apagá-lo permanentemente. Na seção “Sugestões de grupos” você encontra aqueles sugeridos pelo Orkut e pode descartá-los ou adicioná-los à sua lista.

.....

As dicas acima servem para facilitar a sua navegação pela rede social mais utilizada no Brasil. Aproveite o espaço abaixo para deixar seu comentário e contar como foi sua experiência com a ferramenta de criação de grupos do novo Orkut.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.