Toshiba cria máquina capaz de produzir documentos que podem ser apagados

Imagem de: Toshiba cria máquina capaz de produzir documentos que podem ser apagados

A Toshiba, famosa por suas inovações, está trabalhando em um novo conceito de copiadora ecologicamente correta. Trata-se de uma máquina capaz de produzir documentos que podem ser apagados. Isso mesmo, se você não gostou da impressão, basta apagá-la e utilizar a mesma folha para a nova cópia.

Como ela funciona?

A copiadora utiliza o calor para “apagar” os documentos impressos. O papel é inserido em um equipamento especial e aquecido até determinada temperatura, fazendo com que o conteúdo impresso nele seja totalmente apagado.

Reduzir, reutilizar, reciclar!

Para que isso seja possível, além da máquina apagadora, a Toshiba utiliza um toner especial. O pó utilizado nele perde a cor quando aquecido, dando a impressão que o conteúdo foi realmente apagado da folha. Esse toner superpoderoso é oferecido pela também japonesa Pilot.

As folhas podem ser reutilizadas até cinco vezes e a copiadora é capaz de fazer de 20 a 30 cópias por minuto. Estima-se que este aparelho custe até 30% a mais do que as máquinas similares presentes atualmente no mercado.

Motivações e prazos

Uma das principais motivações da Toshiba na criação desta máquina é a redução na emissão de dióxido de carbono. A reutilização de uma única folha de papel pode significar uma redução de até 60% na emissão de CO2 na atmosfera.

Segundo a própria Toshiba, as novas copiadoras começarão a ser comercializadas entre outubro de 2011 e março de 2012. O jeito é esperar e ver se a moda vai pegar.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.