O que esperar da CES 2011

Imagem de: O que esperar da CES 2011

A próxima edição do maior evento de inovações tecnológicas do mundo começa no dia 06 de janeiro e o Baixaki vai acompanhar tudo de perto, trazendo direto de Las Vegas uma cobertura exclusiva. Nossa equipe vai marcar presença nos lançamentos mais importantes e testar os novos equipamentos eletrônicos, tudo para manter você atualizado minuto a minuto sobre os destaques do mundo tecnológico.

Para entrar no clima da Consumer Electronics Show (CES) 2011, o Baixaki reuniu os lançamentos mais aguardados para o evento que promete reunir geeks de todas as partes do mundo, mudando a cara da capital dos cassinos durante quatro dias.

A Consumer Electronics Show

A primeira edição da feira foi no ano de 1967 e foi durante a CES que tecnologias como o Bluetooth, o VHS, e a HDTV foram lançadas. Para 2011 as expectativas são grandes: lançamentos como o Kindle de tela colorida e a evolução de sistemas como o Blu-ray e o 3D são bastante esperadas, além de muitos equipamentos ultrafinos, sem fios e portáteis. Tudo isso em meio a produtos que deixam qualquer um de boca aberta por suas inovações.

A CES 2011 promete mostrar o futuro. Você está pronto?

Finalmente, os tablets!

Se 2010 parecia ser o ano dos tablets, 2011 pode surpreender: apesar de todos os lançamentos que seguiram a tendência do iPad, tais equipamentos ainda não apresentam grandes evoluções e, aqueles que se destacam, ainda chegam ao mercado com preços elevados. E é exatamente neste ponto que a CES 2011 pode representar grandes mudanças.

São muitos os rumores a respeito do lançamento de tablets utilizando o sistema da Microsoft, inclusive, há quem aposte em um suposto Windows 8 rodando nos aparelhos. A intenção seria abocanhar uma fatia do mercado composta por executivos e empresários, mantendo o foco em videochamadas, em leitura de jornais digitais e navisualização e edição de documentos do pacote Office.

Fonte da imagem: Divulgação/Toshiba

Para deixar a corrida dos portáteis ainda mais interessante, a Toshiba deve lançar três novos tablets na CES 2011, cada uma rodando um diferente sistema operacional: Windows, Android e Chrome OS. A expectativa é de que, com novas concorrências, o preço das tablets que estão hoje nas lojas caia consideravelmente. Entretanto, aqui no Brasil não se pode esperar equipamentos do tipo custando menos de R$ 1.000 antes de 2012.

Uma das novidades mais interessantes deste segmento talvez não parta de grandes fabricantes, tampouco seja voltada para o público em geral. A OLPC (One Laptop Per Child) é uma empresa que se propõe a desenvolver produtos com fins educacionais que tenham baixo custo, grande durabilidade e consumo reduzido de energia. A intenção é popularizar tecnologias de difícil acesso para crianças de famílias com baixa renda.

Fonte da imagem: Divulgação/OLPC

O fabricante promete mostrar um protótipo de tablet, que deve chegar às lojas em 2012 por um valor inferior a US$100. O projeto inicial trazia destaques como tela de baixíssimo consumo de energia e materiais que permitiam ao equipamento ser completamente à prova de água. Entretanto, o modelo apresentado durante a CES 2011 não deve contar com estes benefícios.

Para gamers, notebooks superpotentes

Rumores apontam para o lançamento de um novo notebook da linha para gamers da MSI durante a CES 2011. Além de notebooks ultrafinos e novos modelos de tablets, a empresa estaria pronta para mostrar o equipamento que pode vir a ser o notebook mais poderoso do planeta.

Fonte da imagem: Divulgação/MSI

O MSI GT680 supostamente chegaria com um processador Intel Quad-Core, placa gráfica NVIDIA e, no mínimo, 16 GB de memória RAM. Até o momento, a empresa não se manifestou a respeito do produto.

Google TV, 3D e OLED: a evolução da televisão

Uma televisão de LCD deve parecer tecnologia antiga na CES 2011: apesar do lento avanço de telas OLED no mercado – até agora apenas Sony, Samsung e LG trouxeram novidades para o setor – são esperados lançamentos de marcas como a Toshiba, que deve apresentar modelos com, no mínimo, 46 polegadas.

Fonte da imagem: Divulgação/Samsung

A tecnologia 3D foi o grande destaque para mercado de televisores na CES do ano passado. O que se espera deste segmento em 2011 é que, empresas que ainda não aderiram ao sistema – como é o caso da Sharp – mostrem suas novidades durante a feira. Isso poderia fazer com que televisões 3D ganhassem preços mais acessíveis no próximo ano. Também se espera que o sistema de conversão em tempo real de 2D para 3D se popularize entre a próxima geração de televisores.

Fonte da imagem: Divulgação/LG

Para os óculos 3D, a grande novidade deve partir da LG: há poucos dias a empresa publicou em seu site informações a respeito de novos modelos a serem apresentados durante a CES 2011. A empresa diz que óculos 3D não deveriam ser desconfortáveis e promete trazer produtos ergonômicos e com “mais estilo”. Desta forma, a visualização de filmes longos se tornaria mais agradável. Na mesma publicação, a empresa ainda promete mostrar grandes novidades em sua linha de televisores 3D, mas não dá maiores detalhes sobre o assunto.

A Samsung também deve lançar sua nova linha de televisores. Rumores apontam para uma completa integração com o sistema Google TV – seguindo o caminho da Sony e da Logitech – e, para suportar todos os recursos eminentes à tecnologia, é esperada a inclusão de processadores Intel Atom nos equipamentos.

ElectroHub: um carregador wireless universal

Embora carregadores wireless não sejam novidade, o ElectroHub promete chamar a atenção durante a CES 2011: com um sistema exclusivo, a estação de carregamento pode ser compatível com qualquer tipo de aparelho eletrônico, até mesmo com aqueles que usam pilhas.

Fonte da imagem: Divulgação/ElectroHub

Os produtos que estão atualmente no mercado necessitam de adaptadores para que a carga ocorra. Assim, cada aparelho necessita de um novo adaptador. Já com o ElectroHub, a bateria do gadget é substituída por uma que seja compatível com o carregador. Pilhas dos modelos AA e AAA também devem ser vendidas, facilitando a carga de câmeras fotográficas e controles remotos.

Para equipamentos que não contam com baterias substituíveis – como é o caso dos gadgets da Apple – devem ser disponibilizados cases, que podem ser utilizados até mesmo quando o aparelho não está sendo carregado.

Tecnologia vintage


Para quem gosta de novidades tecnológicas, mas guarda um carinho especial por produtos que marcaram as décadas anteriores, a Polaroid promete um lançamento bastante interessante. Pouco se sabe sobre o produto, mas a empresa estaria se preparando para lançar um novo modelo de câmera instantânea durante o evento.

Tegra 2

Se até agora não foi possível ver o Tegra 2 em pleno desenvolvimento, talvez a CES 2011 traga grandes novidades para o chip da NVIDIA. Nas últimas semanas surgiram especulações a respeito de smartphones e tablets sendo lançados com o processador, que mantém uma alta qualidade de reprodução de vídeos e 3D, mesmo com baixo consumo de energia.

O que não esperar da CES 2011

Como de costume, a Apple não deve participar da feira de tecnologia. Rumores apontam para lançamentos de novas versões de gadgets – como o iPad 2 e iPhone 5 – aparecendo poucos meses depois do evento. Entretanto, isso não significa total ausência do mundo da maçã na CES 2011: a própria organização do evento estaria montando o “iLounge Pavilion”, um pavilhão contendo todos os periféricos e novidades relacionadas aos produtos iPod, iPhone e iPad.

Fonte da imagem: Divulgação/Optoma

Um exemplo disso seriam projetores do tipo “Pico Projector”, que são pequenos aparelhos compatíveis com os gadgets da Apple. Mesmo não tendo ainda um grande espaço no mercado, fabricantes como a Optoma levam grandes expectativas de expansão de negócios para a CES 2011. A intenção seria popularizar este tipo de equipamento, que agora deve aparecer em formato de dock station.

Até poucos dias, rumores de que, após 16 anos, a Nintendo participaria da CES, agitavam as comunidades virtuais. Tudo isso devido à reserva de uma sala de reuniões feita em nome da empresa para um dos dias do evento. Com isso, fãs da marca esperavam ver novidades durante a feira. Porém, após um longo período de silêncio, a empresa se manifestou a respeito do ocorrido.

Charlie Scibetta, Diretor de Assuntos Corporativos, confirmou que a Nintendo participaria do evento, entretanto, não para fazer qualquer pronunciamento sobre seus produtos ou para realizar qualquer lançamento.

.....

Por ser um evento que reúne empresas de todo o mundo – desde grandes fabricantes até desenvolvedores buscando investimentos – a CES 2011 promete trazer centenas de lançamentos que podem abalar o mundo da tecnologia.

Além de novas versões de produtos já existentes, algumas novidades serão mostradas com exclusividade durante o evento, que deve ditar as tendências do mercado de eletrônicos para o próximo ano.

A CES 2011 acontece de 06 à 09 de janeiro: se você é louco por tecnologia, fique ligado e não perca a cobertura do Baixaki!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.