Japoneses criam robô tão ágil quanto a mão humana

Imagem de: Japoneses criam robô tão ágil quanto a mão humana

Robô japonês é extremamente rápido e preciso.

Os robôs da linha Genkotsu da empresa japonesa FANUC receberam o título de um dos melhores modelos de robôs do Japão do ano de 2010. Os modelos M-1iA e M-3iA impressionam não somente pela sua grande velocidade e agilidade, mas também pelo seu tamanho compacto e baixo peso.

O engenheiro sênior de desenvolvimento da FANUC, Satoshi kinoshita, explica que esse robô segue uma estrutura paralela, quando comparado aos modelos convencionais. Ele possui uma grande liberdade de movimentos e pode se movimentar como uma mão humana. Ao mesmo tempo em que o robô conta com uma grande velocidade, ele também é capaz de manipular objetos com delicadeza.

O modelo M-1iA trabalha com quatro hastes, pesa apenas 17 Kb, pode ser fixado a outros maquinários e manipula objetos de até 500 gramas. Pode ainda ser equipado com o iRVision, um conjunto de câmeras e sensores que permite que o robô “veja” aquilo que está manipulando e identifique cores, formas e medidas com precisão.

Já o M-3iA possui seis hastes, massa de 153 kg e capacidade de carga de 6 kg. Graças à sua estrutura, os modelos podem mover de 3 a 4 mil graus a cada segundo. Satoshi kinoshita diz que essas habilidades permitem a aplicação de robôs em áreas onde, até então, somente funcionários de carne e osso possuíam as qualidades necessárias.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.