Futuro usará moedas com botões e infravermelho

Imagem de: Futuro usará moedas com botões e infravermelho

eCoin

Fonte da imagem: Abhinav Dapke

Visando diminuir o uso de recursos naturais, o designer indiano Abhinav Dapke concebeu um pequeno dispositivo eletrônico que substituiria os tradicionais discos metálicos na hora de pagar pequenas quantias ou oferecer troco em compras maiores. A eCoin usa um pequeno mostrador LCD e botões, como interface para a transferência de valores, realizada por infravermelho.

Inspirada no formato e nos gráficos de moedas atuais, a eCoin funciona de maneira bastante simples. No topo do aparelho, próximo ao sensor infravermelho, está o botão de transferência. Nas laterais se encontram os botões de aumentar ou diminuir quantias, que ajustam o valor exibido no LCD central pela menor unidade possível para determinada moeda, como o “um centavo” brasileiro.

Apertar e segurar o botão de aumento de valor acrescenta quantidades contínuas de dinheiro até que a pressão seja liberada. Assim que o LCD exibir a quantia exata a ser paga, alinham-se os dois dispositivos – de quem paga e de quem recebe – pelo sensor infravermelho e ativa-se o botão de transferência, logo abaixo do sensor. Os dados de balanço da eCoin são transferidos entre os dispositivos e o pagamento é feito.

Elementos da eCoin.

A qualquer momento, o usuário pode descobrir os fundos disponíveis em seu aparelho pressionando o botão de balanço, abaixo do visor LCD.

O designer acredita que outras versões do aparelho – como caixas infravermelhas em bancos e estabelecimentos comerciais – poderiam ser utilizadas para recarregar uma eCoin, através do pagamento em cartão de crédito, débito, ou mesmo em dinheiro a um desses estabelecimentos.

Outros modelos de eCoin, do tamanho de cartões de crédito, chaveiros e versões à prova d’água, poderiam ser desenvolvidos, de forma a atender às necessidades de todos os usuários, diz  Dapke.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.