Nova tecnologia usa hologramas para comunicação em tempo real

Imagem de: Nova tecnologia usa hologramas para comunicação em tempo real

Holografia em 3D de modo simples, esse é o projeto da Universidade do Arizona.

Holografia em 3D de modo simples, esse é o projeto da Universidade do Arizona.

A ideia parece ter saído diretamente dos clássicos da ficção científica e, de acordo com seus desenvolvedores, necessita de apenas algumas câmeras simples e uma boa conexão com a internet para funcionar efetivamente. Assim uma reunião poderia rolar com projeções em três dimensões de seus participantes, mesmo que eles estivessem a quilômetros de distância um do outro.

A projeção é feita em tempo real e dispensa o uso de óculos especiais. A nova tecnologia utiliza um sistema a laser que analisa os vídeos recebidos de câmeras que filmam vários ângulos de uma pessoa, e “monta” a imagem 3D. O resultado é muito parecido com o que se viu em filmes como "Guerra nas Estrelas".

O professor Pierre-Alexandre Blanche, um dos pesquisadores envolvidos com o estudo realizado na Universidade do Arizona, acredita que o que mais possibilita esta tecnologia é uma tela especial composta por um novo material que reflete luz e permite a atualização rápida do holograma a cada dois segundos.

A utilidade de um sistema de telepresença holográfica já conquistou muitas megacorporações que veem nesta tecnologia uma possibilidade de redução de custos com viagens de seus funcionários para encontros e reuniões. Mas mesmo com toda a empolgação, ainda é necessário aguardar alguns anos para que a nova tecnologia esteja disponível no mercado.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.