Seleção: aplicativos feitos com a tecnologia AIR

Imagem de: Seleção: aplicativos feitos com a tecnologia AIR

O Adobe Integrated Runtime, mais conhecido como Adobe Air, é uma plataforma que permite rodar aplicativos independentemente do sistema operacional que o computador possui. Ou seja, não importa se o computador possui Windows, Mac ou Linux, o programa vai funcionar. Isso traz mais facilidade para os desenvolvedores que, com isso, podem criar aplicativos para diversos sistemas com apenas uma versão.

Uma das características mais marcantes dos aplicativos desenvolvidos para o Adobe Air é a interface: além de dinâmica, os aplicativos que usam essa plataforma sempre foram motivo para elogios em relação ao seu visual. Desde o seu lançamento, centenas de aplicações em AIR surgiram, o que tornou a tecnologia bastante conhecida entre os usuários.

São tantos programas desenvolvidos que muitos usuários ficam um pouco perdidos. Pensando nisso, o Baixaki fez a seleção de algumas das aplicações mais conhecidas e úteis que foram criadas utilizando Adobe AIR. Confira abaixo os melhores aplicativos em cada categoria.

AdobeAIR

Áudio

FineTune Desktop

O FineTune é um serviço online que agrega mais de 2 milhões de títulos musicais dispostos por artista e gênero. Nele qualquer pessoa pode criar uma rádio pessoal, selecionando suas músicas e artistas preferidos.

Além de criar listas com as músicas de que mais gosta o usuário também pode interagir com as demais pessoas conectadas ao serviço, ouvindo as playlists e visualizando os artistas em comum. Para o FineTune Desktop fica a tarefa de trazer todas essas funcionalidades para a Área de trabalho dos usuários, facilitando o acesso às informações.

O FineTune Desktop

Educação

AccuWeather.com Stratus

AccuWeather.com Stratus é um aplicativo voltado àqueles que estão sempre ligados na previsão do tempo da cidade em que mora. Ele exibe informações sobre o tempo diretamente na Área de trabalho.

O programa identifica de maneira eficiente as regiões do mundo inteiro, e a opção de cidade pode ser alterada a qualquer momento. A janela com a temperatura é exibida como se fosse um widget do próprio Windows. O AccuWeather.com Stratus permite ainda que o usuário escolha quais informações serão exibidas pelo aplicativo.

AccuWeather.com

Imagem e vídeo

Livebrush

Essa é uma ferramenta de desenhos vetorial que torna a criação de desenhos elaborados mais simples para o usuário. Com o Livebrush é possível fazer traçados mais complexos utilizando apenas o movimento do mouse, como se você estivesse utilizando uma tela de pintura real.

O interessante do Livebrush é que, apesar de simples e leve, ele permite que o usuário trabalhe com camadas (Layers) enquanto desenha. Dessa forma é possível criar, apagar e organizar cada parte do desenho separadamente.

Crie imagens com o movimento do mouse!

uvLayer Desktop

A ideia do uvLayer Desktop é trazer o portal de vídeos mais famoso da internet, o YouTube, para mais perto dos usuários. Com ele, além de procurar vídeos, é possível criar listas de reprodução e compartilhar o que você está ouvindo e vendo com seus amigos.

Uma das características que chama a atenção do aplicativo é a maneira com a qual ele organiza e dispõe as buscas e vídeos pela tela. Tudo é personalizável, ou seja, o usuário pode arrastar e posicionar as janelas de conteúdo para o local que desejar. Embora os vídeos sejam executados no navegador, a facilidade que o uvLayer Desktop traz faz valer a pena ter o programa instalado no computador.

Os vídeos do YouTube de uma maneira que você nunca viu!

RichFLV

RichFLV é um programa voltado para aqueles usuários que estão sempre procurando uma forma de personalizar seus vídeos. Trata-se de um editor de vídeo flash (FLC) que, apesar de simples, traz várias facilidades.

O interessante do RichFLV é que o usuário pode mudar a trilha sonora do vídeo de maneira simples e rápida. Além disso, é possível também exportar o arquivo em diversos formatos, fragmentar os arquivos e ainda modificar o ponto de início do vídeo.

Editor com interface simples, mas poderoso.

Shufflr

O Shufflr é outro aplicativo que tem como objetivo permitir o compartilhamento de vídeos entre os usuários. A proposta no programa, no entanto, é um pouco diferente das demais aplicações do gênero, já que ele procura integrar portais de vídeos com as redes sociais.

Através do programa pode-se assistir a qualquer vídeo presente em sites como YouTube, Daily Motion e Metacafe, sem precisar abrir o navegador para isso. O legal é que você pode trocar mensagens e indicações de vídeo com os outros usuários através do próprio programa ou utilizando redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Vídeos do YouTube direto em sua Área de trabalho

Adobe Media Player

Embora esteja envolvido no mundo dos vídeos, a proposta do Adobe Media Player é um pouco diferente dos aplicativos apresentados até agora. Isso porque ele é capaz de reproduzir vídeos em streaming de diversos canais americanos, como a MTV, o Nickelodeon e muitos outros sites famosos.

Com o Adobe Media Player você pode catalogar, adicionar favoritos e até criar uma lista com os vídeos já salvos em seu computador, tendo à disposição várias formas de aproveitar o conteúdo audiovisual que o serviço tem a oferecer.

Os canais mais famosos da televisão americana em seu computador!

FLVPlay

O FLVPlay é um programa que oferece uma maneira alternativa de pesquisar, ver e salvar vídeos do YouTube no seu computador. Para pesquisar os vídeos, além de usar palavras-chave, você é possível utilizar o nome do usuário que o inseriu.

Os resultados podem ser exibidos por diferentes critérios como: relevância, data de publicação, popularidade e avaliação. A funcionalidade que mais chama a atenção é aquela que permite baixar os vídeos para o seu computador.

Os vídeos do YouTube acessados mais facilmente.

Internet

TweetDeck

TweetDeck é, talvez, um dos clientes para o Twitter mais famosos entre os usuários dessa rede social. Conhecido por ter uma interface amigável e de fácil uso, esse programa desenvolvido em AIR permite que o usuário tenha uma visão geral de tudo o que está relacionado ao Twitter, desde seus próprios posts até buscas e mensagens dos outros.

Uma das características que mais agrada aos usuários do programa é o fato de ele separar as mensagens em colunas, as quais podem ser dispostas da maneira que você achar melhor. Ferramentas como encurtador de URLs e hospedagem de imagens fazem parte do TweetDeck, facilitando ainda mais a vida dos twitteiros de plantão.

Twhirl

Concorrente do programa acima, o Twhirl é um cliente para Twitter prático e fácil de usar, além de contar com uma interface amigável e leve. O interessante é que o programa oferece suporte a outros serviços como o laconi.ca, identi.ca, FriendFeed e Seesmic.

O legal do Twhirl é que os usuários podem personalizar a interface do aplicativo, já que ele oferece diversos temas e cores para deixar a tela com as cores da Área de trabalho.

A interface do Twhirl

DestroyTwitter

Apesar do nome destruidor, o DestroyTwitter é um utilitário completíssimo para quem costuma usar o Twitter com frequência. Pequeno e versátil, o programa traz dúzias de funções úteis e inúmeras configurações, para que você faça com que o programa obedeça a seus desejos na hora de twittar.

Modificar configurações e perfil de usuário, buscar por amigos e postar no seu Twitter são algumas das tarefas possíveis de se realizar com esse programa. Assim como o concorrente TweetDeck, o Destroy Twitter também permite a organização das mensagens em colunas, facilitando a visualização dos tweets e mensagens enviadas diretamente para você.

O DestroyTwitter

Blu

Blu é a maior prova de que é possível unir um belíssimo design com funcionalidade de primeira. Sem sombra de dúvidas ele é um dos clientes para Twitter com visual mais bonito e efeitos de encher os olhos.

Como o próprio nome referencia, o aplicativo é todo desenhado em tons azuis suaves. Um diferencial do Blu fica por conta da rolagem para ver os tweets anteriores, a qual é infinita. Ou seja, você pode conferir as mensagens da sua timeline até se cansar.

A elegante interface do Blu!

GMDesk

GMDesk é um cliente com vários serviços Google, que permite o acesso a todas as ferramentas oferecidas pela gigante da internet através de uma mesma janela, de forma rápida e descomplicada. Em dois cliques você pode acessar o Google Maps sem ter problemas com navegador travando ou serviço lento.

Os serviços oferecidos pelo GMDesk são: Google Mail, Google Calendar, Google Docs, Google Maps, Google Reader e Picasa Web Albuns.

Serviços do Google direto em seu Desktop.

Personalização

Iconer

Esse programa é voltado para aqueles usuários que gostam de personalizar o computador e têm uma imaginação fértil. O Iconer permite que você crie seus próprios ícones, personalizando desde a cor até a imagem de exibição deles.

Apesar de não ser uma ferramenta robusta para criação de imagens complexas, o programa traz funcionalidades como gradientes e alguns efeitos. Além disso, o usuário pode adicionar qualquer texto à imagem que está sendo criada.

O Iconer

Jogos

ChessJam

Esse é um game de xadrez todo ambientado em um castelo e cheio de imagens e sons bem planejados que tornam o esporte de tabuleiro, aparentemente calmo, muito emocionante. Isso porque ele se passa em um castelo medieval, onde vários torneios de xadrez acontecem simultaneamente.

Ao jogar, não é difícil se sentir numa batalha de verdade. Isso porque ChessJam traz uma sonoplastia que traduz o nível de tensão do jogo, tendo sons diferentes para movimentos de peças conforme seus pesos, incluindo um especial para o lance de xeque.

Xeque!

Produtividade

Agile Agenda

Agiel Agenda é uma ferramenta muito interessante e útil para ajudar os usuários no gerenciamento de tempo de projetos ou compromissos de maneira geral. Com um visual moderno e repleto de recursos interessantes, essa agenda consegue armazenar e organizar seus compromissos de forma direta, facilitando a interpretação de prazos.

Uma característica que chama a atenção na Agiel Agenda é a possibilidade de compartilhar a planilha de tarefas com outros usuários. Para quem trabalha em equipe, é uma ótima maneira de todos saberem o que precisa ser feito e ainda assim manter tudo organizado.

Agenda compartilhada para manter tudo organizado!

ReadAir

ReadAir é uma ferramenta para leitura de seus feeds armazenados no Google Reader. O programa leitor de RSS ficará presente em seu desktop, ou seja, depois de instalá-lo não é necessário acessar a página do Google Reader para verificar as novidades.

Em uma interface moderna, todo o conteúdo RSS é sincronizado para o ReadAir. Por meio de botões de comando para avançar ou voltar, você pode navegar e acessar todas as novidades e ficar antenado no que está rolando em seus sites preferidos.

Back It!

O Back It! é uma ferramenta para arquivamento e cópias de segurança de qualquer conteúdo em seu computador. Porém, as funcionalidades deste utilitário podem ser estendidas, uma vez que ele funciona basicamente com os recursos de segurar e arrastar para trabalhar com pastas em arquivos.

A interface do programa é mais moderna, seguindo à risca o padrão estabelecido pela plataforma AIR: limpa, estilizada e com ícones tratados com mais detalhes. Todas as ações realizadas pelo programa são exibidas para o usuário por meio de balões na Área de trabalho.

Hora de fazer o backup

.....

Agora que você conhece alguns dos melhores aplicativos desenvolvidos utilizando a tecnologia AIR, não deixe de comentar e enviar sua opinião sobre eles. Vale lembrar que sugestões de outros programas do gênero também são bem-vindas.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.