Como adicionar mais funções à rodinha do mouse (scroll)

Imagem de: Como adicionar mais funções à rodinha do mouse (scroll)

Adicionando funções ao Scroll

E eis que, primeiro, era apenas um botão adicional no mouse. Feio, quadrado, sem muita funcionalidade propriamente dita. O tempo passou e mesmo os periféricos começaram a se adaptar aos gostos e exigências de seus usuários.

Com isso, à medida que os mouses evoluíram, o botão quadrado deu lugar a uma elegante e singela rodinha, com o nome de “scroll”. Foi amor à primeira vista: além de elegante, ela era útil, agregando funções adicionais que dispensavam o uso do teclado. Assim, o botão tornou-se indispensável para quem prefere utilizar o mouse a um atalho de teclado.

Hoje, o Baixaki veio mostrar a você como adicionar ainda mais funções à rodinha do seu mouse, com a ajuda do programa KatMouse.

Pré-requisitos:

  • Conexão com a internet para o download;
  • O mouse de sua escolha, desde que ele tenha o scroll;
  • Programa KatMouse;

Clique para baixar o KatMouse

O que o programa faz?

O KatMouse permite que você adicione a função de rolar as páginas de uma forma mais inteligente, utilizando o botão de scroll de seu mouse. Adicionalmente, ele possibilita alternar entre janelas ativas e inativas por meio de um clique. Isso pode ser muito útil para procurar pontos específicos no texto sem depender do teclado ou de ficar girando a “rodinha” uma grande quantidade de vezes.

Depois de instalado, ele permanece como um ícone na Bandeja (“systray”) e suas configurações podem ser acessadas a partir dele. É bom você ter em mente  que enquanto o KatMouse estiver ativo, outras funções agregadas ao scroll do mouse ficarão desativadas, dando lugar apenas às funcionalidades do programa.

O ícone do KatMouse

Entretanto, como ele precisa de alguns instantes para a ativação, se você abri outra janela e voltar, as funções do Scroll podem ser utilizadas normalmente (como abrir um link em uma nova aba no navegador, por exemplo).

Configurando o KatMouse

Para ativar as funções do KatMouse, você precisa manter o scroll pressionado por um determinado período de tempo. Para adequar esse valor à quantidade desejada, clique com o botão direito do mouse no ícone do programa, entre em “Settings” e em “Wheel Button”. Observe que há quatro alternativas.

Configurando o KatMouse

A primeira delas permite habilitar ou desabilitar o programa. Isso também pode ser feito por clique com o botão esquerdo do mouse no ícone do aplicativo. A segunda é voltada para a função de alternar entre janelas ativas com um clique do scroll. Caso você deseje utilizá-la, é bom manter esta opção marcada.

A terceira alternativa permite que você defina o tempo de espera para ativar o KatMouse enquanto pressiona o scroll. Você pode digitar o valor desejado no campo. Somente é bom lembrar que a medida adotada é milissegundos. Na última opção, você pode definir a velocidade das funções do programa na barra de rolagem: quanto mais para a esquerda, mais lenta será a resposta.

Adicionando programas

Para que o KatMouse funcione corretamente, você precisa adicionar programas a ele. Dessa forma, ele sabe para quais aplicações deve oferecer suporte. O primeiro passo é clicar com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo, selecionar “Settings” e entrar na aba “Applications”. Na primeira abertura, a lista deve estar vazia.

Adicionar programas

Então, clique no botão “Add”. Feito isso, uma nova janela é aberta para que você encontre o programa desejado (basta um clique duplo para adicioná-lo).

Selecionando programa

Em seguida, basta repetir a operação para cada aplicativo que você queira adicionar. Ao final, não se esqueça de clicar em “Aplicar”, para que suas alterações tenham efeito.

Lista preenchida, não se esqueça de confirmar!

Configurando a precisão da rodinha

Você pode definir também a precisão com que o seu mouse vai passar pelas páginas e documentos, configurando quantas linhas ou até páginas completas o scroll rola a cada movimento do seu dedo. Isso é especialmente útil ao lidar com textos muito extensos, evitando que você fique muito tempo passando pelas informações irrelevantes e vá direto ao assunto.

É possível fazê-lo de duas formas: para todas as aplicações ou para um programa em específico. No caso da primeira, clique com o botão direito do mouse no ícone do programa, selecione “Settings” e entre em “General”. Se você quer definir um número de linhas, selecione “Scroll by lines at” e digite a quantidade no campo disponível.

configurando a precisão do scroll

Caso deseje que ele passe uma página inteira por vez, basta selecionar “Scroll a Page at a time”. Para fazer com que isso funcione apenas para um programa determinado, vá para a aba “Applications” e dê um clique duplo no nome dele. Em seguida, observe que uma nova janela é aberta oferecendo ambas as opções.

configurando a precisão para um aplicativo

Da mesma forma, caso você queira desativar as funções do KatMouse para determinado programa, é possível fazê-lo a partir desta janela, selecionando “Don’t handle window at all”. Não se esqueça de confirmar a operação.

Função adicional

Além da funcionalidade de rolar páginas, o KatMouse também possui uma opção oculta: deixar ativa a janela em plano de fundo. Ela não está presente na interface, então você precisa seguir alguns procedimentos para ativá-la. Primeiro, abra a pasta na qual instalou o programa no computador.

Então, procure o arquivo de nome “RaiseOnScrollOn” e dê um duplo clique nele. Como essa operação altera os Registros do Windows, uma nova janela é aberta, solicitando que você confirme o processo. Clique em “OK” e reinicie o KatMouse para que suas configurações passem a ter efeito.

Configurando função adicional

Feito isso, você pode trazer um programa que estava em plano de fundo para a janela ativa apenas clicando no botão de scroll do mouse. Se quiser desativar a funcionalidade, na pasta de instalação do programa dê um duplo clique no arquivo “RaiseOnScrollOff” e confirme em “OK”.

Mas não funciona!

Por vezes, o programa pode não funcionar ou parecer estar com problemas. Se for geral, vale lembrar que você precisa manter o scroll pressionado por alguns instantes para ativá-lo, e talvez o intervalo de tempo definido esteja muito grande. Para solucionar esse caso, basta definir um novo valor, seguindo a explicação citada anteriormente.

Já se apenas um aplicativo está causando transtornos, você pode tentar adicioná-lo da seguinte forma: clique com o botão direito do mouse no ícone do KatMouse, entre em “Settings” e “Classes”. Observe que há o desenho de uma janela com um alvo na tela.

Adicionando janela de programa

Clique e arraste a imagem para o programa que está com problemas. Em seguida, observe que ele está listado na interface do KatMouse. Confirme a operação e verifique se agora ele está funcionando.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.