Como ler QR Codes no iPhone

Imagem de: Como ler QR Codes no iPhone

Você já dever ter visto um QR Code em anúncios publicitários, shoppings, supermercados e pode até ser que não tenha prestado muita atenção neles. Saiba que seu iPhone pode decodificar aquela imagem estranha e transformá-la em informações úteis à você.

O QR Code começou a ser utilizado na indústria automobilística japonesa, com a função de catalogar peças na hora da montagem dos veículos. Assim, cada vez que as peças passavam por uma fase da linha de montagem, uma câmera identificava as informações contidas nos códigos. Como esta leitura deveria ser rápida, surgiu o nome QR (quick response – resposta rápida).

QR CodeEntretanto, a praticidade deste código não ficou limitada ao uso industrial. Desde 2003, empresas vêm utilizando o QR Code como uma forma diferenciada de transmitir informações ao consumidor.

As expectativas para este tipo de compressão de dados são grandes: existem previsões de que, em poucos anos, o QR Code substitua as tabelas de informações nutricionais nas embalagens de alimentos, assim como os códigos de barras, fazendo com que não seja mais necessário buscar por uma máquina de leitura de preços ao fazer compras. Todas as informações estarão na palma da sua mão.

Encontrando o código

O funcionamento do aplicativo de leitura é muito simples. Você deve baixar o Neoreader pela App Store e, após instalar em seu iPhone, basta abri-lo, selecionar a opção Exame e apontar sua câmera para qualquer QR Code. Você deve dar um breve toque na tela para habilitar a câmera.

Ao apontar o celular para a imagem, ele vibra e emite um alerta, informando que encontrou algum código naquele espaço.

Habilitando a câmera

Recebendo informações

As informações que um QR Code pode conter são inúmeras. Após a rápida decodificação do Neoreader, você recebe o texto ou link contido naquela imagem. No caso dos links, você pode abrí-los e ver quais dados contém neles.

Encontrando códigos

Histórico

O aplicativo ainda mantém um histórico de todas as informações obtidas através de códigos 2D. Assim, você pode consultar posteriormente todos os dados recebidos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.