Como gerenciar e alterar as opções de privacidade do Facebook

Imagem de: Como gerenciar e alterar as opções de privacidade do Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo. Apesar de no Brasil ela estar muito atrás do Orkut, é a comunidade de maior influência em outros países, sendo utilizada por artistas, políticos e pessoas comuns, assim como acontece com o Twitter.

Mesmo já tendo sido considerado como uma rede social muito segura, é necessário tomar alguns cuidados com suas informações. Assim vários transtornos podem ser evitados, pois alguns dados deixam de ser exibidos para todos os usuários que tentarem obter informações de seu perfil.

A maior rede social do mundo

De maneira semelhante ao que ocorre com outros serviços, o Facebook também armazena muitas informações pessoais que podem ser utilizadas de maneira negativa por usuários mal-intencionados. Nomes de amigos e situação financeira podem ser facilmente captados, caso não haja nenhuma barreira de proteção.

Por isso o Baixaki separou algumas dicas de como se proteger no Facebook. São dicas simples que podem ser muito úteis para os usuários que estão ingressando agora nesta rede social e ainda não conhecem todas as facilidades oferecidas.

Acessando os perfis de configuração

Assim que estiver logado em sua conta do Facebook, busque no canto superior direito a opção “Conta”. Ao passar o mouse sobre ela, uma nova janela de opções será aberta e você encontrará “Configurações de privacidade”. Clique sobre ela e então você será direcionado para uma nova página.

Configurações de privacidade

Nesta página carregada, há várias informações sobre as atuais configurações de privacidade da sua conta. Há vários perfis pré-definidos: “Todos” permite que todas as suas informações sejam visualizadas por qualquer usuário da rede; “Amigos de amigos” limita os acessos a seus amigos e a amigos deles; “Somente amigos” limita tudo a seus amigos e “Recomendado” mescla várias opções.

Vários perfis de configuração

Personalizando a privacidade

Depois de escolher um dos perfis pré-definidos, clique sobre o botão “Personalizar configurações”. Ao lado de cada um dos itens de compartilhamento, há opções de privacidade. Clicando sobre elas, são abertas listas de opções com os tipos de usuários que podem acessá-las.

Acessando as configurações

Neste momento há uma nova opção “Personalizar”. Clicando sobre ela é aberto um novo frame de opções que disponibiliza, além das principais já mencionadas, “Somente eu” e “Pessoas específicas”. Escolhendo a última, você pode adicionar grupos de usuários ou até mesmo usuários individuais.

Hora de personalizar

Com os recursos de autocompletar do Facebook, os nomes de seus amigos vão sendo carregados enquanto digitados, facilitando a escolha de quem será adicionado em cada grupo de permissões. Realize o processo para cada um dos itens que julgar necessário.

Escolhendo amigos individualmente

Privacidade dos álbuns

O que também é muito importante é a configuração da privacidade para as fotos armazenadas em seu perfil. Por isso clique em “Editar privacidade do álbum de fotos existentes” e altere as permissões de cada um dos álbuns, realizando o mesmo processo utilizado para configurar as informações da conta.

Configurações de álbuns

.....

O Baixaki espera que as dicas tenham sido úteis para que você consiga deixar o seu Facebook mais seguro, evitando que usuários de má índole o utilizem como uma porta de entrada para suas informações mais sigilosas. Lembre-se sempre de proteger suas informações e evitar publicar as que você não quer que ninguém acesse.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.