Elevadores a vácuo vão levar ambientalistas às alturas pela diferença de pressão

Imagem de: Elevadores a vácuo vão levar ambientalistas às alturas pela diferença de pressão

A empresa Pneumatic Vacuum Elevators LLC dispõe de tubos pneumáticos com uma capsula hermética que leva o usuário de um andar ao outro utilizando apenas a diferença de pressão para fazer o serviço.
O Elevador Pneumático à Vácuo exibe diversas vantagens com relação aos seus concorrentes tradicionais:

  • Não é necessário cavar um fosso em baixo do elevador;
  • Utiliza apenas a energia de uma tomada 220v;
  • Não utiliza energia elétrica quando o elevador está descendo (o sistema apenas deixa entrar ar aos poucos no compartimento superior para efetuar a descida);
  • Não é necessário lubrificar os sistemas com óleo e a manutenção é de baixo custo;
  • Visibilidade de 360 graus;
  • Instalação em dois dias, sem a necessidade de efetuar grandes obras;
  • Uso em até quatro andares.

O sistema de funcionamento do elevador a vácuo é simples e engenhoso: em um tubo hermeticamente fechado, os engenheiros colocaram uma capsula com plataforma vedada e, ao diminuir a pressão na parte superior da plataforma, a capsula inteira sobe.

Esquema mostrando o funcionamento do elevador a vácuo.

É tão simples quanto puxar água para dentro de uma seringa simplesmente levantando o êmbolo. Veja na prática o funcionamento do sistema no vídeo abaixo:

Uma das maiores vantagens do sistema é o consumo de energia. Como utiliza apenas um compressor para retirar o ar da parte superior do tubo, o consumo de energia do elevador é bastante reduzido. E a descida não gasta praticamente energia nenhuma, visto que o compressor não precisa trabalhar, apenas deixar o ar entrar.

E para quem acha que o sistema não é seguro, o fabricante garante que a certificação ASME A17.7 é bastante rigorosa em suas especificações. O preço de instalação dos elevadores à vácuo varia, e infelizmente o sistema não está disponível no Brasil. Mas para quem tem uma grana boa pode pedir um orçamento mesmo assim. Quem sabe eles não vêm instalar por aqui?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.