Como adicionar e fixar sites na Barra de tarefas usando o Internet Explorer 9

Imagem de: Como adicionar e fixar sites na Barra de tarefas usando o Internet Explorer 9

De todas as grandes novidades do Internet Explorer 9, uma das que mais chamou a atenção dos usuários foi a maior integração entre navegador e sistema operacional, sobretudo o Windows 7. Com este novo recurso, é possível fixar pequenos atalhos na Barra de tarefas do computador para facilitar o acesso a seus sites favoritos.

Além da praticidade oferecida, o novo recurso traz uma interatividade maior em determinados endereços. Serviços como o Twitter e alguns sites de notícias possuem opções que agilizam a atualização e o acesso, fazendo com que você ganhe tempo na hora de realizar essas tarefas.

Porém, como é comum em lançamentos, a novidade trouxe também algumas dúvidas. Portanto, o Baixaki preparou um rápido guia para que você saiba exatamente o que fazer para começar a explorar todas as funcionalidades do novo recurso.

No Windows 7

Primeiro passo

1) Por ter o desenvolvimento voltado principalmente para o Windows 7, a fixação de atalhos na Barra de tarefas para este sistema é incrivelmente simples. Com o navegador aberto, clique no pequeno ícone (favicon) localizado ao lado da Barra de endereços do IE9 e arraste-o. Uma pequena caixa com a imagem ampliada vai surgir.

Arraste até a Barra

2) Leve o pequeno ícone até a Barra do Windows. Note que a caixa de texto “Fixar em Barra de tarefas” vai aparecer. Então basta solta o botão do mouse para que o atalho seja adicionado.

Funções com o botão direito

Pronto! Agora sua página favorita já está fixada e pode ser acessada diretamente de sua Área de trabalho. Além disso, alguns serviços disponibilizam funções específicas ao serem clicados com o botão direito do mouse.

No Windows Vista

Apesar de o recurso ter sido alardeado como exclusivo do Windows 7, é possível fazer com que esta novidade do Internet Explorer também possa ser utilizada no Windows Vista. Por mais que não seja tão prático quanto na nova versão, a funcionalidade mantém as mesmas características nos dois sistemas.

Ative o Início Rápido

1) Antes de tudo, é preciso que o Início rápido esteja ativado. Para isso, clique com o botão direito do mouse na Barra de tarefas e selecione a opção “Barras de ferramentas” e selecione “Início rápido”. Um pequeno espaço ao lado do Menu Iniciar vai surgir.

Arraste o favicon

2) Assim como no Windows 7, clique no ícone ao lado da Barra de endereços e arraste-o até surgir uma caixa com o favicon ampliado.

Arraste até o Início Rápido

3) Leve o botão à Barra de Início rápido até surgir a mensagem “Criar link em Quick Launch” e solte o botão do mouse. A imagem do site vai aparecer entre os demais atalhos e você pode acessá-lo diretamente por meio deste botão. A única diferença é que as funções diretas não estão disponíveis para o Windows Vista.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.