NBC coloca Community na geladeira, cancela Prime Suspect e muda sua grade de programação para 2012

  • Por Beatriz Portella Smaal em 16/11/2011 - 11:11

A NBC, concorrente mais fraca entre as grandes emissoras na luta pela audiência nos Estados Unidos, resolver mudar sua grade de programação para melhorar os números dessa temporada. Portanto, haja coração para os fãs de série, uma vez que isso afeta diretamente o chamado “prime time”, ou seja, o horário nobre da televisão.

A primeira grande mudança acontece nas noites de quinta-feira, dia de concorrência mais acirrada (entre Grey’s AnatomyThe Big Bang TheoryBones e muitas outras): Community não aparece na grade do canal, ficando na “geladeira” por tempo indeterminado.

Isso não significa que a série está cancelada, afirma a própria NBC. Entretanto, não é uma boa notícia, uma vez que Community não é um show com altos índices de audiência (apesar de ser uma unanimidade entre os críticos). Em seu lugar, quem entre em cena é 30 Rock, retornando à grade a partir do dia 12 de janeiro.

A emissora ainda não confirmou uma data de retorno para Community, mas pelo que parece os episódios que já estavam planejados irão ao ar normalmente. Isso quer dizer que amanhã, dia 17 de novembro, e daqui a duas semanas, em 01 de dezembro, teremos episódios inéditos. A partir disso, é preciso esperar um novo posicionamento oficial.

Novamente, é importante frisar que Community não foi cancelada, conforme se imaginou ao ser divulgada a nova grade oficial da emissora. Apesar disso, o futuro ainda é incerto. Ao mesmo tempo, a série possui muitos fãs e  conta com um grande apoio da crítica especializada norte-americana, o que pode ser um ponto a favor para uma renovação e continuidade da produção. 

Quem também está com o futuro na balança, dessa vez pendendo muito mais para o cancelamento do que para uma possível renovação é Prime Suspect, o drama estreante de Maria Bello. Após finalizar os 13 episódios encomendados para a primeira temporada, a produção da série será fechada até segunda ordem.

O cancelamento ainda não não foi confirmado, mas não há muitas esperanças de retorno para a série. Oficialmente, o destino da produção precisa ser decidido até o meio de maio, quando a programação 2012-2013 é anunciada (igualmente para Community). Enquanto isso, quem toma o lugar na grade de Prime Suspect é The Firm, inspirada no célebre livro de John Grisham e que já fez sucesso nos cinemas com Tom Cruise como protagonista.

A versão norte-americana de Prime Suspect possui média de audiência de 5 milhões, com 1.4 na demo (público consumidor de 18-49 anos, foco dos anunciantes), ou seja, baixíssimos para o horário das 10 da noite na televisão do Tio Sam.

Para se ter uma ideia, os concorrentes do horário, Private Practice e The Mentalist possuem, respectivamente, média de 8 e 10 milhões de expectadores, com 2.9 e 1.9 no público-alvo. Portanto, parece que o cancelamento de Prime Suspecté inevitável.

Além de retirar os dois programas já citados do ar, a NBC mudou bastante a grade de programação, na tentativa de “arrumar a casa” antes de perder mais audiência. Quem ganhou com isso são as estreantes Up All Night e Whitney, que continuam na grade da emissora. Confira a seguir qual série/reality show irá ao ar durante a semana na nova programação do canal:

Segundas

The Voice/ Smash (estreia)

Terças

The Biggest Loser/ Parenthood (até 28 de fevereiro) / Fashion Star (estreia)

Quartas

Whitney(novo horário) / Are You There, Chelsea?(estreia) / Rock Center

Quintas

30 Rock(novo horário) / Parks and Recreation/ The Office/ Up All Night (novo horário) / The Firm

Sextas

Who do You Think You Are?(estreia dia 03 de fevereiro) / Grimm/ Dateline

Sábados

(reprise da programação semanal)

Domingos

Dateline/ Harry’s Law (novo horário a partir de 04 de março) /Celebrity Apprentice

 

Agora, a pergunta que não quer calar é a seguinte: será que vale a pena colocar na “geladeira” uma série como Community e manter Whitneyno ar, como está fazendo a NBC? É esperar para ver.

Comentários ( )