Após quase uma década, o vírus Here you Have volta a ameaçar PCs pelo mundo

Imagem de: Após quase uma década, o vírus Here you Have volta a ameaçar PCs pelo mundo

Nas últimas semanas, o worm conhecido como “Here you Have” voltou a enganar muitas pessoas pelo mundo inteiro e a se espalhar rapidamente – isso porque, uma vez infectado, o usuário envia emails com o vírus para todos os seus contatos. O conteúdo da mensagem contém um texto curto e mal-escrito em inglês, juntamente com um link malicioso.

Há uma década um email com o mesmo assunto e funcionalidade foi enviado também em escala global. A mensagem atual fala vagamente sobre o conteúdo do suposto arquivo PDF, algo bem diferente da versão antiga – a qual era relacionada com o nome da tenista Anna Kournikova.

Cuidado com o worm

Quando você clica no link do email, é dado início a um processo que tenta desativar todas as proteções do computador para abrir as portas às infecções. Apesar de haver diversas práticas de segurança  padrão, esse caso mostra o quão frágeis elas são – afinal, o mesmo worm de 2001 se espalhou em grande escala sem ser detido.

A principal maneira de se defender contra mensagens assim é evitar clicar em quaisquer links enviados por email. Talvez essa seja a indicação que os métodos atuais são ineficazes e que as estratégias de proteção devem ser mudadas. Contudo, por mais falhos que sejam os antivírus, nada tira a culpa do usuário descuidado – tanto quem enviou, quanto quem recebeu.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.