ANAC aprova pedido da TAM para utilização de celular e internet móvel em voos

Imagem de: ANAC aprova pedido da TAM para utilização de celular e internet móvel em voos

Os passageiros da TAM logo poderão usufruir de serviços de telefonia e internet móvel nos voos domésticos realizados pela empresa. Depois de vários testes, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) liberou a companhia aérea para a utilização da tecnologia que permite o uso de aparelhos celulares no interior das aeronaves durante os voos.

De acordo com as regras vigentes, telefonemas e acesso a internet móvel só podem ser realizados se as aeronaves estiverem no solo e com as portas abertas. No entanto, com a nova tecnologia a ser empregada nos aviões, será possível fazer chamadas e acessar serviços online sem que o sinal interfira nos comandos e controles do avião.

Ligações e acesso à internet quase liberados para voos no Brasil

Mesmo com a nova tecnologia sendo empregada, ainda existem algumas restrições quanto ao uso dos aparelhos a bordo. Uma delas é com relação à altitude, isso porque o sinal de satélite será liberado para os usuários apenas quando o avião estiver a mais de 3000 metros de altitude. Para garantir a segurança, o sinal é automaticamente interrompido em altitudes menores.

O novo mecanismo, desenvolvido pela OnAir, permite que até 12 passageiros façam ligações simultaneamente dentro da aeronave. Para o envio de mensagens de texto não há restrição alguma.

Só falta a ANATEL

A TAM ainda aguarda a certificação operacional da ANATEL para empregar a nova tecnologia, mas garante que assim que obtiver a liberação junto à Agência Nacional de Telecomunicações, empregará a novidade em alguns voos domésticos para fins de testes de funcionamento e aceitação por parte dos passageiros. O valor para a utilização dos serviços vai depender da operadora utilizada pelo usuário.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.