Conceito de teclado adaptativo da Microsoft estreia em concurso de inovação estudantil

Imagem de: Conceito de teclado adaptativo da Microsoft estreia em concurso de inovação estudantil

Este protótipo de teclado adaptativo da Microsoft não chegará – a princípio – até o consumidor normal. Apenas alguns poucos estudantes que participam de um concurso de inovação tecnológica terão a oportunidade de utilizar o equipamento, e ainda terão a chance de ganhar até dois mil dólares pela maneira como aproveitarem todo o potencial do conceito.

Teclados adaptativos são aquelas peças de hardware que ninguém entende por que são construídas, mas quem já usou sabe que fazem muita diferença. Com a possibilidade de personalizar o dispositivo de entrada de dados para melhorar a ergonomia ou alterar funções de teclas de acordo com a necessidade momentânea, esse tipo de hardware é um sonho de consumo para designers, programadores e gamers.

O Optimus Maximus – que você confere no final deste artigo do Baixaki – é provavelmente o mais conhecido teclado deste tipo existente, e um dos poucos a ser comercialmente produzido. Porém o preço do equipamento é elevado, e são poucos os que conseguiram levar um desses para casa. Mesmo assim, a funcionalidade das teclas dotadas de pequenas telas LCD é indicutível.

No caso do conceito da Microsoft, existe uma tela LCD sensível a toques que ocupa toda a área do dispositivo, inclusive atrás das teclas programáveis. Com isso, além de poder programar a área principal da touchscreen para desempenhar algumas tarefas, é possível até utilizar um plano de fundo diferenciado para o teclado.

Teclado adatativo da Microsoft para o UIST Student Innovation Contest

Fonte: Microsoft

Se você é estudante e acredita que o teclado adaptativo da Microsoft é exatamente o que faltava em seu computador, é bom correr. As Inscrições para o concurso de inovação estudantil do UIST (“User Interface Software and Technology) se encerram no dia 17 de agosto, e as regras da competição estão no site do simpósio.

Vale lembrar que cada time deve enviar pelo menos um representante ao UIST, que acontece nos Estados Unidos, e que o teclado deve ser devolvido à Microsoft até o dia 6 de outubro de 2010.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.