Windows 8.1: como configurar o mouse para canhotos

Imagem de: Windows 8.1: como configurar o mouse para canhotos

Mudando os botões do mouse (Fonte da imagem: iStock)

Se você é canhoto, sabe como diversos objetos do uso cotidiano são otimizados para quem utiliza a mão direita. O mesmo acontece no caso dos periféricos do computador, sendo que todos os atalhos de teclado principais foram pensados para quem é destro, bem como as configurações dos botões presentes no mouse.

Entretanto, o Windows possui uma maneira simples para você trocar os botões do mouse utilizados como principal e secundário. Se você quer saber como efetuar essa alteração, basta acompanhar o tutorial abaixo.

Atenção: vale apenas reforçar que este é um guia um pouco mais iniciante, voltado especialmente para quem ainda não conhece muito bem as configurações do mouse disponíveis no sistema operacional da Microsoft.

Fazendo a alteração

Primeiro, acesse o Painel de Controle do computador, clicando com o botão direito do mouse no canto esquerdo da sua Área de trabalho e escolhendo a alternativa “Painel de controle”. Esse acesso também pode ser realizado por meio da alternativa “Configurações” presente na Charm bar.

Abrindo o Painel de controle (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, com o Painel de controle aberto, digite “Mouse” e escolha a alternativa “Alterar configurações do mouse”.

Abrindo as propriedades do mouse (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, a tela de configurações do mouse é aberta e, nela, você deve marcar a alternativa “Alternar entre os botões primário e secundário”. Então, clique em “Aplicar” para salvar as alterações e em “OK” para sair.

Fazendo a modificação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Feito isso, os botões do seu mouse passam a estar otimizados para o uso do periférico na mão esquerda. Caso você queira desfazer a alteração, basta desmarcar a alternativa selecionada. Este procedimento vale também para o Windows 8 e 7 (porém, no caso do último, acessando o Painel de controle por meio do Menu Iniciar).

Apenas para o Windows 8.1

Uma maneira alternativa para você fazer essa alteração no Windows 8.1 é, a partir da tela inicial, digitar “mouse” e selecionar a opção “Configurações de mouse e touchpad”.

Abrindo as configurações do mouse (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, entre na guia “Mouse e touchpad”. Em seguida, na caixa de seleção “Selecione seu botão principal”, escolha a opção “Direita”.

Trocando os botões (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, o processo está concluído. Caso posteriormente você queira desfazer essa alteração, basta selecionar novamente a opção “Esquerda”.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.