Motor V8 da Fórmula 1 é aposentado com aceleração ao máximo [vídeo]

Imagem de: Motor V8 da Fórmula 1 é aposentado com aceleração ao máximo [vídeo]

Na temporada de 2014 da Fórmula 1, os motores turbo de 1,6 litro estarão de volta na categoria, o que significa que as montadoras precisam deixar de lado os modelos atuais, os V8 de 2,4 litros. É o caso da Red Bull Racing (RBR), que decidiu "aposentar" o motor com uma cerimônia especial e incrível.

Para o evento simbólico, realizado nos bastidores do autódromo de Interlagos após a última prova do ano, os mecânicos da equipe chamaram os pilotos Sebastian Vettel e Mark Webber para estourar o último modelo de motor da equipe, o RS27 Renault. Vale lembrar que Vettel foi o campeão da competição, enquanto Webber anunciou a aposentadoria depois da temporada que terminou em mais um GP do Brasil. O vídeo acima mostra apenas o momento do ápice do teste, enquanto o clipe abaixo tem toda a ação.

No vídeo, você confere o motor esquentando de forma absurda, pulsando, soltando labaredas, ganhando uma coloração diferente e fazendo um barulho ensurdecedor – mas ainda funcionando. Para a ação, o motor teve os limites retirados para funcionar em máxima potência, com 22 mil rpm (rotações por minuto), 4 mil rpm a mais que o valor quando controlado. Para efeitos de comparação, um carro "de passeio" não chega nem à metade desse total.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.