Google Chrome: como fazer buscas de voz pelo computador

Imagem de: Google Chrome: como fazer buscas de voz pelo computador

Nesta semana mais uma novidade da Google foi lançada: uma extensão para o Chrome que permite fazer pesquisas na ferramenta de buscas sem usar o teclado. Assim como a Siri no iOS e os sistemas de comandos de voz no Android, agora é possível perguntar qualquer coisa para o seu navegador e receber a resposta prontamente.

O Google Chrome já possui uma ferramenta de comando de voz nas buscas, mesmo que você não instale a nova extensão. Para buscar qualquer resposta dessa forma, basta abrir a página do Google no navegador da empresa e então clicar no botão de microfone que está localizado no cantinho direito da barra de busca, como mostra a imagem abaixo:

Aperte o botão e comece a falar com o seu navegador (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

"Ok Google"

A diferença entre essa ferramenta e a funcionalidade adicionada pela extensão é que, uma vez que a página do Google estiver aberta, você pode simplesmente falar "Ok Google" e começar a ditar a pesquisa desejada, sem clicar em nenhum local. O que a extensão faz é reconhecer essas duas palavras juntas e habilitar a pesquisa de voz quando isso acontecer.

Ainda é preciso, no entanto, abrir a página do Google para começar a pesquisa. Outro ponto é que, mesmo que ela esteja aberta em outra aba, você precisa estar na guia correta para começar. A vantagem então é que, se você estiver usando um controle remoto para mexer no navegador, por exemplo, vai ser muito mais fácil simplesmente falar "Ok Google" do que clicar no microfone.

Com a extensão instalada, o ícone fica inteiro escuro e é só começar a falar para fazer a busca (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Todas as buscas precisam ser realizadas em inglês, já que essa ainda é uma versão Beta da extensão e a ferramenta ainda não está completamente finalizada. A parte boa é que não é preciso clicar em lugar nenhum para finalizar a pergunta; quando você para de falar, ele espera alguns segundos e então faz a busca usando tudo o que foi dito.

É possível buscar usando frases completas, palavras-chave ou até medidas de conversão. Você pode usar a ferramenta para marcar compromissos na sua agenda também, bastando ditar exatamente o que você quer fazer. Para saber que o navegador está ouvindo a sua pergunta, fique de olho no ícone em forma de microfone: se ele estiver com o interior branco, está inativo; se estiver todo pintado, você pode começar a falar.

Nas configurações da extensão você pode escolher, para o bem da bateria do seu notebook, que o Google pare de ouvir o que você está falando cinco minutos depois da última pergunta. Dessa forma, quando esse tempo passar e você quiser fazer uma nova busca, é preciso dizer "Ok Google" mais uma vez para recomeçar o processo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.