Seleção: serviços online gratuitos para substituir programas instalados no PC

Imagem de: Seleção: serviços online gratuitos para substituir programas instalados no PC

Utilizar ferramentas online e deixar o disco rígido apenas para aplicativos de maior porte. Pode parecer loucura para alguns, mas essa característica já é realidade para muitos. É cada vez maior o número de usuários que opta por programas online para substituir os tradicionais softwares instalados no computador.

Opções não faltam: editores de texto, leitores de e-books e PDFs, editores de imagem e players de música.  Para ter acesso a tudo isso basta uma conexão com a internet. O Baixaki preparou uma seleção com diversos aplicativos de uso cotidiano que podem ser tão bons quanto ou ainda melhores que aqueles que você utiliza atualmente. E, o que é melhor, sem precisar pagar nada por isso.

Google Docs

Google Docs

Editores de texto e planilhas eletrônicas certamente estão entre os softwares mais utilizados pela maioria dos usuários. No entanto, você não precisa necessariamente ter um deles instalado no computador para compor suas redações, relatórios ou calcular despesas.

Uma das opções mais conhecidas é o Google Docs. Com ele é possível fazer praticamente tudo que programas como Word, Excel e Power Point fazem, mas com as vantagens de não precisar de instalação nem tampouco precisar pagar por eles. Para acessá-lo, basta apenas ter uma conta de email do Gmail.

Zoho Work Online

Zoho Work Online

Similar ao Google Docs, o Zoho Work Online oferece um grande pacote de ferramentas com tudo o que você precisa para gerenciar um escritório a partir de qualquer computador. Além de textos, planilhas e apresentações, o Zoho permite criar estruturas de páginas wiki, funciona como bloco de notas e integra conferências interativas via chat.

Outras funções incluem criação de aplicativos online, planejamento, programas de CRM, relatórios e banco de dados. Todo o conteúdo produzido pode ser compartilhado com outros usuários. Para acessá-lo, basta efetuar um cadastro. Os serviços são gratuitos.

PDF Amigo

PDF Amigo

Também integrado à conta de email do Gmail, o PDF Amigo é um serviço online que permite gerar páginas em PDF e armazená-las online. Nele você pode editar as propriedades da página, fontes, tamanho e espaçamento do texto, além de criar formulários editáveis

O PDF Amigo é 100% gratuito e dispensa até mesmo a necessidade de cadastro. O resultado final pode ser mantido online, enviado por email ou salvo em seu PC, tudo isso de maneira rápida e sem nenhuma complicação.

Photoshop.com

Photoshop.com

O consagrado editor de imagens da Adobe também é um dos aplicativos mais requisitados pelos usuários. A menos que você seja um editor profissional de imagens e necessite de plugins e dos recursos mais avançados que a versão CS5 proporciona, é possível contar com uma versão online simplificada.

O Photoshop.com é integrado com ferramentas como o Flickr, o Facebook e Picasa, e oferece várias funcionalidades. Desde correções básicas como o ajuste de cor, níveis e exposição, passando por retoques finos até recortes de imagens.

IMO Alpha 

IMO Alpha

Messenger, Skype e Google Talk, todos instalados no seu computador e abertos ao mesmo tempo. Esqueça isso. Com o IMO Alpha você pode ter acesso inteiramente online a todos esses mensageiros ao mesmo tempo. E, claro, sem precisar pagar nada por isso.

A utilização é simples da mesma forma. Basta entrar com seu login e senha de um dos seguintes serviços: MSN, Yahoo, Google Talk, AIM, MySpace, Skype e Facebook. As opções de diálogo básicas bem como as funções de atualização, são exatamente as mesmas.

MusicMe

MusicMe

Trabalhar ou navegar pela internet sem ouvir música é uma missão quase impossível para muitos usuários. Se você está longe do seu computador ou não quer se incomodar instalando um player ou mesmo carregando centenas de arquivos MP3 não há motivo algum para se preocupar.

Sites como o MusicMe reúnem milhares de álbuns de artistas de diversos gêneros musicais, que podem ser ouvidos inteiramente grátis, ao alcance de um clique. Não é necessário fazer cadastro para ouvir as canções, mas aqueles que estiverem logados no sistema podem ainda organizar álbuns e músicas favoritas para acesso rápido.

Zamzar

Zanzar

Para quem baixa muitos arquivos ou mesmo recebe imagens, alternar entre extensões e formatos acaba se tornando uma necessidade corriqueira do dia a dia. Para isso você não precisa de programa algum instalado, basta acessar o Zamzar.

Para fazer a conversão, você pode selecionar tanto um arquivo já existente em seu computador quanto um vídeo que esteja hospedado na internet. Em seguida, selecione o formato para o qual você deseja que a conversão seja feita e escolha o email para o qual este arquivo deve ser enviado.

BitDefender Quick Scan

BitDefender Quick Scan

Que tal fazer um check-up rápido do seu computador sem precisar instalar nenhum aplicativo antivírus? Essa é a missão do BitDefender Quick Scan, um sistema que permite verificar online se há alguma ameaça rondando o seu disco rígido.

O aplicativo funciona como uma espécie de extensão ao navegador, sendo compatível com o Mozilla Firefox, o Internet Explorer e o Google Chrome. Para outros navegadores é preciso baixar e instalar uma DLL. Simples e eficiente, vale a pena conhecer.

ScreenToaster

ScreenToaster

Quer produzir e gravar os seus próprios tutoriais, mas não possui nenhum programa para captura de imagens? Com o ScreenToaster você pode fazer isso inteiramente online, de maneira gratuita e em questão de segundos.

O resultado pode ser compartilhado com os seus amigos ou visitantes do seu blog, já que ao final da gravação é disponibilizado o código-fonte do vídeo para inserção no HTML da página. A utilização é prática e a interface intuitiva.

O que você achou desta seleção de programas? Que outros serviços online você utiliza em substituição a aplicativos que requerem instalação? Participe com a sua opinião.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.