NVIDIA anuncia o Tesla K40, placa de processamento para supercomputadores

Imagem de: NVIDIA anuncia o Tesla K40, placa de processamento para supercomputadores

NVIDIA Tesla K40 (Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)

A NVIDIA anunciou o novo acelerador Tesla K40, mais uma placa criada para auxiliar supercomputadores que precisam de poder de processamento especializado. Além disso, a empresa anunciou uma parceria com a IBM para a criação da nova geração de supercomputadores.

A NVIDIA revelou ao mundo o novo acelerador K40, que conta com 2.880 núcleos de processamento, 192 a mais que seu antecessor, o K20x. Esse número iguala a NVIDIA Tesla K40 à GeForce GTX 780 Ti em quantidade de núcleos, mas sendo 40% por mais rápida no processamento de dados analíticos.

A placa contará com 12 GB de memória RAM, fazendo com que ela consiga lidar com dados duas vezes maiores que antes. A NVIDIA Titan K40 já está disponível em servidores parceiros da empresa e deve ser utilizado pela Universidade do Texas no Maverick, supercomputador que deve ser inaugurado em janeiro.

Parceria para criar a nova geração de supercomputadores

Aproveitando o anúncio da Tesla K40, a NVIDIA revelou que firmou uma parceria com a IBM para a criação de novos supercomputadores, que utilizarão placas GPU de aceleração para centros de dados. A ideia é criar suporte da Tesla GPU aos servidores da IBM baseados na arquitetura Power8, trazendo aplicativos e ferramentas de desenvolvimento para a plataforma.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.