Facebook: 5 motivos para usá-lo... E 5 para não usá-lo

Imagem de: Facebook: 5 motivos para usá-lo... E 5 para não usá-lo

Apesar de ainda não ter “colado” aqui no Brasil – pelo menos não em comparação ao sucesso do Orkut, o Facebook é a maior rede social do mundo. O site, lançado em 2004 e que inicialmente tinha o intuito de ser uma rede para uso dos estudantes da universidade de Harvard, Estados Unidos, alcançou hoje a marca de 500 milhões de usuários registrados.

Se fosse um país, a criação do ex-estudante de Harvard Mark Zuckerberg formaria – acredite – o terceiro maior do mundo no quesito população e estaria atrás apenas da China e da Índia. Já deu para perceber que o Facebook é um ponto de encontro entre pessoas de vários lugares do mundo.

O Baixaki apresenta agora um resumo de cinco pontos positivos e negativos desta rede social e que devem ser levados em conta caso você resolva usar ou deixar de usar o serviço que vai virar até filme, “The Social Network” (ou “A Rede Social”, em tradução livre) de David Fincher e que deve chegar aos cinemas brasileiros em dezembro.

Cinco motivos para usar o Facebook

Todo mundo já ouviu falar do Facebook. O sucesso foi tamanho que muitos recursos da rede foram copiados pela Google nas últimas atualizações realizadas no Orkut. Veja agora alguns motivos que fazem valer a pena usar a maior rede social do mundo.

Cadastro rápido

Criar uma conta no Facebook é muito rápido. Quando você acessa o www.facebook.com, vê logo de cara um breve cadastro onde basta a informação de nome, sobrenome, email, gênero, data de nascimento e a criação de uma senha. Pronto. Em poucos segundos você já pode se conectar aos 500 milhões de usuários da rede.

Cadastro rápido

Compartilhar no Facebook

Já tem algum tempo que o Facebook é equipado com um sistema que permite a você compartilhar itens de várias partes da web diretamente com seus contatos. Dentro ou fora do site, você volta e meia encontra a opção “Curtir”, acompanhada de um sinal de positivo.

Isso, aliado a existência de atalhos para navegador que permitem a você compartilhar uma página qualquer com seus contatos, faz com que o conceito de web 2.0 e difusão de conteúdo seja realmente aplicado com o Facebook.

Integre outras redes sociais

Para quem é antenado também em outras redes sociais, como o TwitterWindows Live, Formspring, YouTube e Last.fm, o Facebook poder ser bem útil. Assim é possível que todas as atualizações que você faz em ambas as redes sejam compartilhadas com também com todos os contatos de sua conta do Facebook.

Uso pessoal ou corporativo

Você quer apenas encontrar amigos do colégio ou ex-vizinhos da antiga rua? O Facebook é perfeito para isso. Você é dono de uma empresa e quer divulgar sua marca e seus produtos? O Facebook é perfeito para isso também. Você é um político, uma personalidade, um artista e quer reunir ideias e seguidores em um único lugar? Use o Facebook!

Jogos e aplicativos

Talvez a grande sensação do Facebook foi ultrapassar a função de ser apenas um ponto de encontro e reencontro de pessoas. A rede social de Mark Zuckerberg foi pioneira ao permitir a instalação de aplicativos e jogos dentro do próprio site, seguindo um conceito de computação nas nuvens.

Atualmente são dezenas de jogos e utilitários com diversos fins que podem ser adicionados ao seu perfil. Com o Facebook as redes sociais passaram também a ser fonte de diversão e entretenimento na web.

Cinco motivos para não usar o Facebook

Nem tudo é um mar de rosas no Facebook. Os críticos não perdoam e acusações de falta de ética – tanto por parte de Zuckerberg em relação a seus antigos sócios quanto por parte do site com seus usuários – são constantes.

Já surgiu até um movimento na web para convencer as pessoas a deixarem o Facebook, o “Quit Facebook Day” (Dia de deixar o Facebook). O Baixaki já tratou desse assunto antes no artigo  "31 de maio: dia de dizer adeus ao Facebook". O fundador do movimento, Dan Yoder, já publicou uma lista de dez motivos para deixar a rede. Nós selecionamos cinco deles:

Termos de serviço unilaterais

O Facebook detém todos os direitos sobre tudo o que é postado na rede. E, como se isso não bastasse, eles se reservam ao direito de encerrar sua conta no site, caso você não atualize seus dados, prestando informações cada vez mais precisas.

Não ao Facebook!Guerra contra a privacidade

Baseando-se em declarações recentes de Mark Zuckerberg, Dan Yoder afirma que o Facebook não respeita a privacidade do conteúdo de seus usuários. Zuckerberg disse, entre outras coisas que “o padrão agora é social”, dando a entender que o site não somente quer obter o máximo de informações possíveis a seu respeito, mas também divulgá-las sem critério.

Todos os dados privados são compartilhados via aplicativos

Quando você instala um aplicativo no Facebook, todos os seus dados – inclusive os privados – são compartilhados. Os desenvolvedores dos aplicativos passam a ter acesso a seus dados e o que eles fazem com isso ninguém sabe. Para Yoder, a única maneira de ficar livre disso é não instalando nenhum aplicativo em sua conta.

Falhas de segurança

De acordo com Dan Yoder, o Facebook não é competente o suficiente para evitar o sequestro de informações de seus usuários, o que coloca em risco as informações privadas que você presta no site. A opção “Curtir”, ainda segundo o crítico, facilita a vida de spammers para ganhar acesso às suas atualizações e enviar spams para sua conta.

Dificuldade para apagar sua conta

Se você resolve apagar sua conta no Facebook, é bom se preparar, pois esse é um processo confuso e até mesmo irritante. Segundo Yoder, isso é proposital. Para apagar sua conta é preciso acessar um link “escondido” na seção de ajuda da rede ou, então, clicar nesse link e ser levado à página de confirmação de exclusão.

Clique aqui para ler o artigo de Dan Yoder na íntegra e conhecer suas 10 razões para abandonar o Facebook. O documento está em inglês.

E o veredito? Bem, esse é você quem dá. O Baixaki apontou alguns prós e alguns contras e trocando ideias com usuários experientes da rede é possível obter ainda mais informações antes de tomar sua decisão.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.