Pesquisadores japoneses criam mouse controlado por respiração

Imagem de: Pesquisadores japoneses criam mouse controlado por respiração

(Fonte da imagem: Reprodução/EFE)

Conforme noticiado pela agência de notícias japonesa Kyodo, citada pela EFE, pesquisadores da Universidade Kinki, no Japão, desenvolveram o primeiro mouse de computador que é capaz de ser controlado pela respiração do usuário.

A tecnologia visa permitir que pessoas com dificuldades motoras usufruam do PC sem a necessidade de alguém intermediar essa interação. Ela funciona através de um tubo que capta a duração e a intensidade do sopro pulmonar.

Com base nisso, um software transforma tais dados em ações para o periférico, incluindo a movimentação do cursor e clique dos botões direito e esquerdo do mouse. De acordo com a publicação original, o dispositivo foi pensado e criado para pessoas que sofreram algum tipo de lesão na coluna vertebral, seja por causa de um acidente ou de uma doença — como a Esclerose Lateral Amiotrófica que afeta principalmente homens entre 55 e 67 anos.

"O uso das redes sociais e outros serviços online permite que pessoas com deficiências motoras possam ampliar suas formas de comunicação e, inclusive, realizar certas atividades de trabalho", comentou Ichiro Kitayama, professor encarregado pelo projeto.

A expectativa dos cientistas é que o mouse esteja pronto para ser comercializado dentro de dois anos. Projeções indicam que ele custará 50 mil ienes, o equivalente a 1.145 reais.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.