CAAC: tecnologia traz telas flexíveis super-resistentes [vídeo]

Imagem de: CAAC: tecnologia traz telas flexíveis super-resistentes [vídeo]

Por melhores que sejam as telas flexíveis atuais, praticamente todas elas ainda são consideravelmente limitadas quanto à sua resistência, quebrando com facilidade caso você as dobre demais.

Uma companhia japonesa chamada SEL, no entanto, conseguiu criar uma tela flexível capaz de resistir a dobras com muito mais eficiência, podendo ser envergada até raios de apenas 4 mm. Com isso, temos os curiosos aparelhos que você pode ver no vídeo acima: smartphones cujas telas se estendem além de toda a parte frontal, curvando-se nas laterais do aparelho sem quebrar ou perder a resolução, de acordo com a DigInfo TV.

As vantagens de cristais alinhados

O segredo para isso está na tecnologia utilizada nos semicondutores das telas, chamada CAAC – “C-Axis Aligned Crystal” ou “Cristal Alinhado em Eixo-C”, em uma tradução livre. “Porque o próprio CAAC é cristalino no lugar de amorfo, ele tem uma confiabilidade muito maior”, começou Yoshitaka Yamamoto, representante da SEL. “Até agora, com os semicondutores óxidos, confiabilidade geralmente foi vista como um problema”, explicou.

Mas que usos poderíamos dar para algo assim? Novamente, o vídeo no início da matéria nos dá ideias interessantes: que tal se, no lugar de ter avisos mostrados na parte frontal da tela, ícones de mensagens fossem apresentados nessas pequenas laterais, por exemplo?

Vale notar que essa tecnologia não está muito distante do nosso mercado. A Sharp já trabalha com telas CAAC desde o ano passado; logo, o que impede de vermos alguns smartphones com telas em todos os lados em um futuro próximo? É esperar para ver.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.