Desenvolvedor usa Oculus Rift para criar ambientes virtuais

Imagem de: Desenvolvedor usa Oculus Rift para criar ambientes virtuais

Um novo sistema tem chamado bastante a atenção de estudantes das áreas correlatas à informática e à tecnologia. Um desenvolvedor chamado Chris Zaharia criou um método de unir três tecnologias para imergir os usuários em ambientes virtuais completamente interativos. Integrando os dispositivos Oculus Rift, Razer Hydra e Emotiv EPOC, ele chegou ao resultado que você pode ver no vídeo acima deste parágrafo.

No sistema, o Oculus Rift simula os ambientes visualmente para que os usuários consigam enxergar todos os elementos com que podem interagir. Os controladores manuais do Razer Hydra são responsáveis pelo manuseio dos objetos emulados e o Emotive EPOC é a grande chave para que a simulação fique mais realista. Este dispositivo lê ondas cerebrais por meio de padrões mapeados, criando interações quase “controladas pela mente”.

É preciso deixar claro que o sistema está em fase primitiva e é bem difícil que algo desse modo seja visto no mercado nos próximos anos. Mas essa nem é a proposta principal do desenvolvedor. O que Zaharia pretende fazer é levar o seu projeto para dentro de institutos de educação e ciência, para que ele possa ajudar outros estudantes e desenvolvedores a melhorarem os métodos de emulação de realidade virtual que existem atualmente.

Zaharia diz: “Com minha experiência na indústria da educação e forte interesse em neurociência, eu pensava em como essas tecnologias poderiam ser utilizadas na educação ao mesmo tempo, vendo o quão longe poderíamos chegar utilizando controle cognitivo em simulações virtuais”. O desenvolvedor quer melhorar o sistema para que ele possa ser utilizado com mais precisão no futuro.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.