Erro no Photoshop causa constrangimento ao governo de uma cidade chinesa

Imagem de: Erro no Photoshop causa constrangimento ao governo de uma cidade chinesa

(Fonte da imagem: Reprodução/The Wall Street Journal)

O que poderia se tratar de mais uma foto oficial sem grandes consequências virou motivo de chacota para os habitantes da pequena cidade chinesa de Ningguo. Uma foto mal editada no Photoshop publicada no site oficial do governo local mostra três homens gigantes, acompanhados por uma espécie de fantasma, observando aquilo que parece uma versão em miniatura de uma idosa.

O objetivo inicial da fotografia era mostrar o prefeito e três oficiais do governo visitando a mulher mais velha da cidade, mas acabou servindo para mostrar o quanto um programa de edição de imagens pode provocar estragos nas mãos erradas. Graças à velocidade da internet, o incidente tomou proporções globais, provocando bastante embaraço aos envolvidos.

O responsável pela edição desastrosa afirmou à CCTV que pensou que as fotografias que tinha à sua disposição não representavam bem a situação, o que forçou ele a unir diferentes imagens. “Naquela hora, não pensei que isso provocaria uma reação tão grande”, explicou. Em um comunicado oficial, o governo de Ningguo afirmou que advertiu publicamente seu Departamento de Assuntos Civis e Xu Feiyu, editor responsável. “Esperamos que todos aprendam uma lição com esse incidente e sejam mais rigorosos ao checar as informações publicadas.”, avisa o comunicado oficial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.