Antes do Photoshop, a NASA fazia colagens manuais de fotografias

Imagem de: Antes do Photoshop, a NASA fazia colagens manuais de fotografias

(Fonte da imagem: Reprodução/New Scientist)

O Photoshop é uma invenção relativamente recente. O editor de imagens mais famoso do mundo foi criado por dois irmãos em 1987, e lançado pela Adobe em 1990, há 23 anos atrás. Mas como as fotos eram editadas antes dessa época? Ao que parece, com papel e cola.

Pelo menos é o que indica a fotografia acima, uma colagem de imagens tiradas pela sonda Voyager I em 1979. A composição de imagem forma um retrato da Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter.

Revelações inéditas

A Voyager I coletou o material quando passou pela primeira vez pelo satélite natural. As imagens foram montadas à mão na NASA, revelando de forma inétida as crateras estranhas, planícies suaves e montanhas gigantes que cobriam a superfície da lua.

A característica mais marcante observada, porém, foi a nítida efervescência da atividade vulcânica em Io, algo que surpreendeu os astrofísicos. Acreditava-se que a lua não passava de um deserto frio.

Dessa forma, a imagem pode não representar um grande avanço para os padrões atuais, mas foi transformadora para a nossa compreensão do sistema solar na época.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.