Em aniversário de 15 anos, Google revela novidades para app de buscas

Imagem de: Em aniversário de 15 anos, Google revela novidades para app de buscas

Buscador teve atualização de algoritmo no mês passado. (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

O aspecto e funcionalidades do Google Now não são mais novidade para ninguém, especialmente para quem já usa o Android há algum tempo. O sistema de buscas da empresa passou a contar com uma série de melhoramentos nos últimos anos, incluindo funções de automação, como a criação de lembretes e coisas do tipo. Contudo, só agora a empresa resolveu dar uma experiência minimamente semelhante para usuários do iOS da Apple.

O anúncio foi feito hoje, no aniversário de 15 anos da empresa, juntamente com várias outras novidades. Além de trazer a interface dos cards ou cartões de informações para o Google Search do iOS, a empresa começou a sincronizar os dados do Google Now entre plataformas. Com isso, se você fizer pesquisas de rotas ou adicionar lembretes no Android, poderá conferir o mesmo conteúdo no iOS.

Contexto

As plataformas mobiles ficaram mais integradas no Google Now também no sentido do reconhecimento de voz. É possível perguntar no app de busca, por exemplo, o que é a Torre Eiffel e, em seguida, fazer perguntas como “qual é a altura dela?”, sem mencionar o nome do monumento novamente. Ou seja, o contexto da conversa com o aparelho fica armazenado por um tempo.

A Google também informou que o seu algoritmo para o motor de buscas foi atualizado para uma nova versão, a “Hummingbird”. Com isso, a empresa espera conseguir processar perguntas e pesquisas mais complexas, com mais termos e contextos relacionados, deixando a busca mais eficiente. Isso já aconteceu no mês passado e, atualmente, 90% das buscas no mundo já são processadas pelo novo motor.

É quase um comparativo do Tecmundo, só que no Google. (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

O buscador ainda conta com uma novidade que parece não estar disponível no Brasil no momento. O serviço pode fazer comparações, mostrando características de determinados itens de forma simples. Escrevendo “comparar gatos e cães”, você pode ver algo como a imagem acima. Mesmo em inglês, a função não está completamente funcional.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.