Dicas do Windows 7: como aumentar textos e imagens para facilitar a leitura

Imagem de: Dicas do Windows 7: como aumentar textos e imagens para facilitar a leitura

Nem sempre é confortável ler no computador. As gerações mais novas de certa forma já estão mais habituadas a esse tipo de leitura e não apresentam tantas dificuldades em lidar com a iluminação do monitor e, algumas vezes, fontes menores. Mas, se a pessoa possui problemas de visão, o desconforto aumenta.

Por vezes, até mesmo estar com a vista cansada pode dificultar um pouco a leitura. Para melhorar o aspecto de leitura (no caso de fontes pequenas), o Windows possui em seus recursos de acessibilidade uma ferramenta chamada “Lupa” que serve para ampliar a tela (ou trechos dela) de forma a facilitar a leitura.

Para abrir a função de lupa, entre no “Menu Iniciar”, “Todos os programas”, abra a pasta “Acessórios” e escolha a opção “Lupa”.

Encontrando a Lupa pelo menu de acessibilidade

Isso também pode ser feito digitando “Lupa” (sem as aspas) na Barra de execução do Windows 7.

Digitando na Barra de execução

Ao escolher a “Lupa” ela é automaticamente ligada pelo sistema, então você percebe que sua tela é imediatamente alterada. Após alguns minutos com o mouse parado, o ícone da lupa é mostrado em sua tela.

ícone da Lupa

Com um clique do mouse sobre ele você abre a Barra de tarefas do programa. Ali você pode aumentar ou diminuir a quantidade de zoom aplicada na imagem, clicando nos botões de “+” e “-”.

Barra de ferramentas da Lupa

A opção “Modos de exibição” permite que você escolha como deseja que a “Lupa” aumente sua tela. Estão disponíveis três opções: tela inteira, lente e ancorado.

A opção “Tela inteira”, como o próprio nome diz, faz com que todo o conteúdo exibido em sua tela tenha as letras ampliadas. Conforme você mexe o mouse, a tela (e consequentemente o texto) é movida para o lado indicado. Se não conseguir encontrar o mouse, utilize o atalho Ctrl + Alt + Barra de espaço para que o ponteiro seja mostrado no monitor.

Tela inteira

Se você escolher “Lente”, o efeito obtido é semelhante a segurar uma lupa sobre um texto. A ampliação é feita na área à volta do local que você passa o mouse encima. A seleção se move à medida que o mouse é movimentado.

Exibição de lente

O modo “Ancorado” faz com que uma área no topo de sua tela exiba o texto aumentado, enquanto o restante da tela permanece com as letras em tamanho normal. Basta passar o mouse sobre qualquer porção de texto da tela para que ele seja exibido na parte ampliada.

Modo de exibição ancorado

Por meio de um clique no botão que parece uma engrenagem você acessa o menu de configurações da “Lupa”.  Para definir o quanto a imagem é aumentada ou diminuída ao ajustar o zoom, mova a barra de rolagem até atingir a porcentagem desejada. Se você quiser habilitar a inversão de cores na tela, marque a caixa “Ativar inversão de cores”.

Opções de configuração

Ainda nesta tela é possível definir a diretriz a ser seguida pela Lupa para sua movimentação na tela (quando estiver em uso). Para que ela siga o mouse, selecione “Seguir ponteiro do mouse”; para o teclado, marque “Seguir o foco do teclado”; e, para o cursor de inserção (no caso de um texto), “Faça com que a Lupa siga o ponto de inserção de texto”.

Este é apenas um dos recursos de acessibilidade disponibilizados no Windows para facilitar a vida dos usuários. Esperamos que você tenha gostado de conhecer a ferramenta Lupa e até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.