Google se recusa a remover página inicial do Pirate Bay de seus resultados

Imagem de: Google se recusa a remover página inicial do Pirate Bay de seus resultados

(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Embora o The Pirate Bay seja um dos poucos sites de torrent que não disponibilizam links para conteúdos ilegais em sua página principal, isso não impediu que o site se tornasse alvo de estúdios e outras empresas que lidam com direitos autorais. Recentemente, o DMCA enviou um pedido à Google para que o site fosse removido do sistema de buscas — algo que foi negado pela Gigante das Buscas.

A cada mês, o buscador recebe dezenas de milhões de notificações pedindo que links considerados suspeitos deixem de aparecer entre seus resultados. Entre as empresas que mais enviam pedidos está a BPI, que somente em agosto deste ano enviou 30 milhões de solicitações pedindo que endereços fossem barrados — entre as URLs visadas, estava a página inicial do site de torrents.

Embora o The Pirate Bay esteja repleto de conteúdos pirateados, a Google não remove sua página inicial de seus resultados devido a um fato simples: ao menos lá, não há qualquer violação de direitos autorais. No entanto, a BPI discorda da posição do sistema de buscas, alegando que o site de torrents possui links que direcionam a páginas que permitem obter ilegalmente conteúdos protegidos por direitos autorais.

Essa não é a primeira vez que o serviço se torna alvo de um grupo de combate à pirataria. Há quatro anos, a página chegou a ser removida dos resultados após uma notificação do grupo “Remove Your Content”. No entanto, não demorou muito tempo até que o site voltasse a aparecer entre a lista de links do Google.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.