Solar Coco: conceito de carro e estacionamento solar é fenomenal

Imagem de: Solar Coco: conceito de carro e estacionamento solar é fenomenal

Projetos de veículos futurístas sempre têm algumas coisas em comum. Entre elas, podemos citar a relação de “não agressão” com o meio ambiente, o tamanho quase sempre reduzido, o design futurístico e uma grande eficiência energética.

Quando se fala em carro-conceito, o assunto pode ficar  mais interessante.  Isso porque este é um tipo de protótipo no qual os desenvolvedores e designers podem, muitas vezes, “viajar na maionese” e apresentar carros extremamente diferenciados dos que habitualmente se vê nas ruas.

Desenvolvido pelos designers industriais Jin Yuanbiao, Gang Tang e Su Sha, o Solar Coco é um desses conceitos mirabolantes. O carro traz ideias centrais como economia de espaço, não poluição e visual futurístico.

Estilo

Cansado da mesmice dos carros atuais? Parece que os designers do Solar Coco estão. Isso porque o veículo tem um desenho totalmente inovador: ele é muito parecido com uma latinha de refrigerante que roda deitada.

Solar Coco

Pelas imagens, o carro, além de futurista, é muito simples, com lugares para apenas dois passageiros, sem porta-malas, porta-copos ou demais funcionalidades dos carros que usamos hoje em dia. Sua porta se abre por meio de um cartão, passado de baixo para cima, como na famosa porta dos Lamborghinis.

Solar Coco

Economia de espaço e combustível renovável

Quem dirige – principalmente nas grandes cidades – sabe como, a cada dia, fica mais difícil estacionar. Desde a falta de vagas até o transito sufocante, parar o carro em um lugar adequado muitas vezes é bem complicado.

Com este veículo, a ideia também é economizar espaço. Os seus estacionamentos são o que mais impressiona no conceito. Eles seriam uma espécie de árvore, com um “tronco” principal onde os veículos ficariam literalmente pendurados, como galhos. E o melhor de tudo: carregando suas baterias.

Solar Coco

A corrente de defensores da sustentabilidade cresce a cada dia, pois é visível que os recursos de nosso planeta estão sendo esgotados, principalmente no que diz respeito à  utilização de combustíveis fósseis.

O Solar Coco trabalharia somente com energia solar: o carro teria boa parte do seu corpo revestido por painéis solares. Assim, quando ele estivesse estacionado, seus painéis se abririam, como uma espécie de girassol, carregando as baterias do veículo com energia 100% limpa e renovável.

Solar Coco

Apesar de ser pouco provável que um carro como este chegue até as nossas ruas, os conceitos apresentados por seus desenvolvedores são muito interessantes. Isso porque ele aborda soluções para problemas cada vez maiores nas cidades de todo o mundo, como o trânsito, a falta de espaço para estacionar, a poluição e o uso de combustíveis renováveis.

E você, acredita que um dia teremos o Solar Coco rodando por aí? E o que achou do design, das tecnologias e soluções apontadas pelos seus criadores? Deixe a sua opinião!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.