Vote e decida quem são os sete gigantes da tecnologia

Imagem de: Vote e decida quem são os sete gigantes da tecnologia

Como você já deve ter percebido, o mundo da tecnologia é um dos mais competitivos. São dezenas de marcas lutando para chamar a atenção do consumidor com produtos cada vez mais impressionantes.

Além disso, muitas pessoas deixam de ser apenas consumidores para transformarem-se em fãs fiéis àquela empresa ou produto, chegando ao ponto de considerar a concorrente uma rival a ser derrotada. A série Versus que o Portal Baixaki desenvolveu, por exemplo, demonstra alguns casos em que isso acontece.

Nos comentários desses artigos foi possível ver o quanto os usuários defendem suas marcas e produtos. Fãs do Xbox 360 lutaram contra os do PS3, usuários de iPhone defenderam-no do rival Android e novamente Windows e Linux se enfrentaram.

Quem é o melhor?Foi então que surgiu a dúvida: quais são as maiores empresas de tecnologia? Se há tanta gente defendendo essa ou aquela marca, como saber qual é a que mais agrada ao público? Porém, ao invés de tentarmos encontrar uma resposta específica para essa questão, decidimos perguntar aos maiores especialistas dessa indústria: vocês.

Se o mundo da tecnologia é como vemos hoje, é porque os usuários a tornaram assim. Então nada mais justo do que saber a opinião de vocês para descobrir quais os maiores nomes do ramo.

Para deixar tudo mais organizado, dividimos este artigo em sete categorias específicas de acordo com a área de atuação de cada empresa. A tarefa de decidir quem leva o título, é claro, é sua. Para isso, basta votar em seu candidato em cada uma das enquetes.

Lojas online

O serviço de compras online é um dos que mais cresce no Brasil. Diversas empresas especializadas nesse tipo de comércio surgiram nos últimos anos, assim como grandes lojas físicas disponibilizaram vendas virtuais de seus produtos.

Outros fatores possibilitaram o crescimento desse setor.  A popularização da internet, desde o início dos anos 2000, e a facilidade de receber sua compra em casa fizeram sites como Submarino e Americanas se tornarem referência no assunto.

Mercado Livre

Além disso, a busca por públicos mais segmentados esquentou com a chegada de outros grandes nomes do varejo. A livraria Saraiva e a FNAC, por exemplo, passaram a oferecer livros, CDs, DVDs e vários equipamentos eletrônicos sem que o cliente tenha de se deslocar para isso.

Mas foi o sucesso dos sites de leilões que alavancou a situação do comércio eletrônico no Brasil. Páginas nacionais e internacionais, como o Mercado Livre e eBay, transformaram o consumidor em vendedor, fazendo com que a internet virasse uma verdadeira feira onde é possível encontrar praticamente tudo à venda.

Câmeras digitais

Câmeras digitaisDentro do universo das câmeras digitais, existem dois tipos de público: o profissional e o casual. É pensando exatamente nesses perfis de consumidores que as empresas fazem seus produtos.

Para quem trabalha com fotografia e procura sempre máquinas que ofereçam imagens de ótima qualidade, as preferidas são, em geral, as marcas Nikon e Canon. Isso se dá devido ao fato de as objetivas (lentes) serem fabricadas sempre pensando em seus modelos, além de serem incrivelmente práticas de se usar.

Já para quem usa a câmera apenas visando tirar fotos mais casuais, seja para registrar uma viagem ou aquela festa com amigos, as cybershots são as mais procuradas. Entre as fabricantes deste tipo de máquina estão Sony, Olympus e Fuji. Além disso, essas marcas também apostas em equipamentos semiprofissionais, ou seja, um meio termo entre as duas categorias.

Celular

Qual a melhor marca de celular?Se antes os aparelhos de celulares eram incrivelmente caros e inacessíveis à maioria da população, hoje eles são encontrados em praticamente todos os lugares. A responsável por esse barateamento e popularização é a grande quantidade de empresas que investiram no ramo, o que aumentou a concorrência.

Alguns fabricantes destacam-se por oferecer ao consumidor uma grande variedade de modelos, agradando desde quem procura um simples telefone móvel até quem quer um celular de bolso. Motorola, Samsung,Nokia e LG são os que mais chamam a atenção por isso, além de o fato de já terem consolidado seus nomes na indústria.

Outras, como Apple, Blackberry e HTC apostam em um segmento recente, mas bastante promissor. Os smartphones trazem ao consumidor a mobilidade dos celulares com a conectividade de um computador e conquistam por sua versatilidade.

Televisões

Em um período em que um dos principais eletroeletrônicos de nossas casas está em transição, é de se esperar que suas fabricantes venham com tudo para conquistar o público. Pensando em trocar sua velha TV por um equipamento mais moderno, com telas LED, receptor digital, alta resolução ou com suporte para 3D?

Escolha sua TV

Para isso, cada marca apostou em uma área específica para seus modelos. A Sony, por exemplo, aposta em qualidade de imagem, enquanto a LG cria designs arrojados e muito bonitos. A Samsung foi uma das primeiras a lançar com recursos tridimensionais, enquanto Phillips e Semp Toshiba oferecem ao consumidor ótimo custo-benefício.

Notebooks

Outra área que ganha espaço no mercado é a de computadores móveis. Assim como acontecia com os celulares, os primeiros notebooks eram privilégios de um numero restrito de pessoas devido aos altos preços, mas a entrada de várias empresas fez com que laptops se tornassem tão comuns quanto os desktops.

Qual o melhor notebook?

Positivo, Itautec e Lenovo, por exemplo, são famosas por seus preços populares, enquanto Acer, Asus e Dell oferecem ótimas configurações ainda dentro da realidade de compra do brasileiro. Já Apple, HP e Sony possuem máquinas potentes e belíssimos designs.

Video game

Parte desse assunto já foi discutido no artigo Playstation 3 versus Xbox 360, mas é sempre bom colocar mais lenha nessa fogueira, principalmente quando há mais uma empresa na briga.

Sony e Nintendo lutam pelo título de melhor empresa de video games desde o final dos anos 90, quando os títulos do Playstation disputavam espaço com o do Nintendo 64. Com a chegada da Microsoft e seu Xbox, o mercado foi novamente agitado.

Escolha seu console

Hoje temos o Playstation 3 e o Xbox 360 com seus gráficos de última geração, além do Wii que apostou todas suas fichas em uma jogabilidade totalmente inovadora. Para deixar o combate ainda mais eletrizante, os jogos exclusivos são os principais motivos que fazem o usuário escolher este ou aquele console. Quem vence? Kratos, Master Chief ou Mario?

Empresa de tecnologia

Enfim a última disputa. E ela não poderia acabar de outra forma se não colocando os maiores nomes da indústria de tecnologia frente a frente. Apple e Microsoft possuem seus sistemas operacionais próprios, além de outros aparelhos como iPhone e Zune.

Qual a maior empresa de tecnologia?

Não longe deles estão Google e IBM, dois gigantes da tecnologia que criam e produzem dezenas de serviços e materiais que facilitam nossa vida diariamente. Você consegue imaginar como seria a sua sem o maior site de buscas do mundo. Ou sem a tecnologia desenvolvida por essas empresas?

O poder é de vocês

Agora é com você, usuário. Depois de saber um pouco mais sobre cada uma das categorias e seus competidores, chegou a hora de escolher as empresas de seu coração e votar! Apenas com seu apoio é que elas podem levar o título de “Gigante da Tecnologia”.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.