Google deixa de usar Windows por motivos de segurança

Imagem de: Google deixa de usar Windows por motivos de segurança

Desde que um ataque ao Google originado na China trouxe dores de cabeça muito fortes aos engenheiros da empresa, a palavra “segurança” passou de ideal e virou ordem naquele prédio no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Como solução imediata, foi decidido que o Windows seria o “sistema proibido” dentro das instalações Google. Tudo isso para intensificar a segurança.

Entretanto, o Chrome OS ainda não foi finalizado para que as máquinas tenham seus sistemas operacionais trocados por alguma “prata da casa”. Por isso, a direção do Google concordou em manter apenas o mínimo necessário de computadores com o Windows funcionando. Todos os outros devem mudar para os sistemas OS X ou Linux.

O clima de desconfiança com o Windows dentro do Google é tão grande, que é preciso ter autorização de pessoas do alto escalão da empresa para poder usar esse sistema operacional. O plano, a longo prazo, é instituir ferramentas produzidas pelo próprio Google. Por isso tudo o que já foi produzido para “a Nuvem” também é usado por lá.

Google proíbe o Windows!

Protestos?

Sim. Houveram alguns protestos quanto à remoção de uma alternativa de sistema operacional a ser usado pelo pessoal do Google. Porém, alguns funcionários dizem que seria muito mais grave se tivessem cortado os Macs. É bem provável que em um futuro não tão distante assim, isso venha a acontecer, depois do que foi dito por Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google.

Gundotra disse que o futuro proposto pela Apple não é o futuro que eles querem. A linha de pensamento defendida pelo vice-presidente de engenharia do Google leva a crer que a empresa de Steve Jobs seria algo como o Grande Irmão, do livro 1984 de George Orwell. Na obra, o Grande Irmão tudo controla e tudo vê. E, de acordo com o raciocínio de Gundotra, o mesmo aconteceria com a Apple e a sua dominação.

Assim, podemos esperar para breve algum tipo de rompimento com a Apple também. Mas será que essas medidas não fazem do Google um pouco “impopular”? Talvez. Mas o importante nesse caso todo é a opção por não utilizar mais um sistema operacional. Já era de se esperar que algo do tipo fosse acontecer mais cedo ou mais tarde.

A causa

Segurança em primeiro lugar!A decisão por banir o Windows surgiu do ataque à operação Google na China. Isso já está bem claro. Mas o que ocasionou esse ataque é mais grave: uma falha no Internet Explorer que deixa vulnerável todas as versões recentes do sistema operacional da Microsoft. Para não correr esse risco, ficou muito claro que não é mais permitido usar as cores do Windows por lá.

A ideia de proibir o sistema já vem desde janeiro deste ano. Então, se você pretendia trabalhar no Google e continuar usando o Windows, pode mudar seus planos. Procure mais informações sobre o Chrome OS, afinal a tendência é que o uso interno do sistema operacional da própria empresa seja mandatório dentro de algum tempo.

E você?

Coloque-se no lugar de um dos engenheiros do Google. O que você pensa sobre essa decisão da maior empresa de internet do mundo? Vote na enquete abaixo e faça sua opinião ser ouvida nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.