Computex 2010: LG, MSI e Asus apresentam novos tablets

Imagem de: Computex 2010: LG, MSI e Asus apresentam novos tablets

Se há pouco mais de seis meses a única referência sobre tablets que tínhamos eram os boatos acerca do lançamento do iPad, hoje o cenário é completamente diferente. Após a Apple passar a comercializar seu novo produto, parece que todas as demais empresas querem um pedaço desse novo mercado.

Ao menos é o que se vê na Computex 2010, feira de tecnologia que ocorre essa semana na cidade de Taipei, em Taiwan. Entre as diversas novidades apresentadas, a grande quantidade de novos tablets é o que mais chama a atenção.

Grandes nomes do ramo de eletrônicos aproveitaram seus estandes durante o evento para exibir suas próprias pranchetas eletrônicas, como a Asus, LG e MSI. Cada uma mostrou quais os diferencias de seus produtos e deram uma prévia do qual acirrado o mercado deve ficar em breve.

Asus vem com tudo

Quem decidiu não economizar nos lançamentos foi a Asus, que apresentou ao público da feira nada menos do que três novos produtos. Para concorrer com o iPad, a empresa trouxe dois aparelhos de sua mais nova linha de tablets, a Eee Pad.

Tablet de 10 polegadas da Asus

Equipados com versões do Windows 7, os modelos E101TC e EP121 possuem, respectivamente, telas de 10 e 12 polegadas. Com lançamento previsto para 2011, eles prometem bater de frente com a Apple com suas ótimas configurações.

O Eee Pad maior, por exemplo, utiliza um processador Intel Core 2 Duo CULV e roda com um Windows 7 Home Premium, o que faz de sua potência digna de um computador de mesa ao invés de um simples portátil. Além disso, a Asus afirma que sua bateria é capaz de suportar por até 10 horas de uso.

Tablet de 12 polegadas da Asus

Já o E101TC encanta por seu chipset gráfico: um Nvidia Tegra. Por ser um componente desenvolvido especialmente para equipamentos móveis, o que se vê é um desempenho impressionante. Além disso, ele utiliza o Windows Embedded Compact 7, o que faz com que sua utilização fique ainda mais dinâmica e rápida.

Porém, de todos lançamentos da Asus, o que mais impressionou foi o Eee Tablet, um aparelho que une e-reader com um bloco de notas digital. Apesar de sua tela de apenas 8 polegadas totalmente em preto e branco, o equipamento chamou a atenção pela versatilidade. Eee Tablet: grande novidade da Asus

Sua touchscreen de alta resolução é incrivelmente sensível (2450 dpi) e só pode ser utilizado com uma caneta especial. Mas isso está longe de ser um problema, já que o que se vê ao testar o Eee Tablet é algo realmente impressionante, principalmente pela precisão e multiplicidade de funções. Em prática, é como se você estivesse utilizando um caderno de verdade, mas com todas as praticidades oferecidas pelo meio digital.

Além disso, é possível interagir com os elementos registrados pela câmera integrada de 2 megapixel. Em uma palestra, por exemplo, é possível fotografar e fazer anotações em torno da imagem, facilitando a compreensão e memorização do conteúdo.

Já como leitor de e-books, o Eee Tablet inova ao trazer um recurso muito mais dinâmico e fácil de utilizar. A troca de páginas em sequência, considerada um problema nos demais produtos, foi melhorada, chegando ao tempo de 0,1 segundo.

Ao contrário dos outros tablets da empresa, este produto da Asus já possui data de lançamento e preço confirmado. Estima-se que o Eee Tablet chegue às lojas americanas a partir de setembro por US$ 199.

MSI entra na onda

Wind Pad, tablet da MSIA MSI também exibiu dois modelos de tablets durante o primeiro dia da Computex 2010. Ambos possuem configurações bem modestas, ficando bem próximas das que a empresa utilizava em seu netbooks.

O Wind Pad 100 possui um Windows 7 Homem Premium com interface customizada, ou seja, voltada especialmente para o aparelho. Além disso, ele possui 2 GB de RAM e um processador Intel Atom 1.66 GHz Z530, além de oferecer ao usuário 32 GB de espaço SSD. Apesar de não haver nenhuma confirmação oficial, estima-se que esteja à venda no final do ano por US$ 499.

Já o outro modelo, o Wind Pad 110 vai na contramão dos demais tablets apresentados na feira. Ao invés de utilizar o sistema operacional da Microsoft, ele é equipado com a plataforma Android, o que é um grande diferencial.

LG exibe protótipo

Quem também deu as caras na Computex 2010 com um tablet foi a LG, que apresentou o protótipo do modelo UX10, que se destaca principalmente pela beleza. O produto exibido pela empresa possuía uma borda com efeitos que deixava a aparência semelhante a vidro, além de outros detalhes nas laterais.

UX10

Fonte: Good E-reader

Assim como a maioria das pranchetas virtuais apresentadas, o modelo da LG utiliza o Windows 7 Home Premium. Já na configuração, utiliza um processador Intel Atom Z530 e memória DDR2 de 1 GB. Além disso, ele possui tela LED sensível a toque de 10,1 polegadas.

Outro destaque do UX10 é a câmera frontal de 1.3 megapixel, perfeita para quem pretende utilizá-lo para realizar videoconferências. Porém, como se trata de um protótipo, ainda não há previsão para data de lançamento.

O que você achou dos novos tablets? O que esperar deles? Serão grandes concorrentes ao iPad ou apenas mais uma tentativa de abocanhar este novo mercado? Deixe seu opinião nos comentário.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.