Seleção: serviços para criação de páginas pessoais

Imagem de: Seleção: serviços para criação de páginas pessoais

Há 10 anos, talvez menos, criar uma página na internet era uma tarefa restrita a quem conhecia muito bem sobre o assunto. Felizmente, os tempos são outros, e criar seu próprio espaço na web não é mais um bicho de sete cabeças. Nem bicho é, para falar a verdade.

Neste artigo especial, o Baixaki fez uma seleção de serviços e programas para você criar sua própria página na internet.

WordPress

Impossível não começar esta seleção sem o WordPress, uma das plataformas mais famosas — senão a mais famosa — para a criação de páginas pessoais. A quantidade de recursos e ferramentas é enorme. Só para começar: endereço personalizado e 3 GB de armazenamento.

Sua página pode ser pública ou privada, e o WordPress oferece dúzias de temas (isso sem contar os de terceiros). O sistema de estatísticas merece destaque: atualizado com frequência e com detalhes sobre quem visita sua página. Você pode incorporar vídeos do YouTube às suas postagens, e spammers simplesmente são impedidos de comentar nos textos.

No Baixaki você encontra programas e serviços para dar um “up” em sua página do WordPress, como o Theme Selector (mais de 200 temas à sua escolha), Theme Generator (criador de temas) e Global Translator Plugin (plugin para tradução).

Joomla!

Esta é uma das melhores ferramentas disponíveis, uma vez que ela funciona tanto para a criação de pequenas páginas até portais muito maiores. O maior mérito do Joomla! é a simplicidade, pois não é necessário conhecer nenhuma linguagem de programação, apenas noções básicas de informática.

Outros destaques do Joomla! incluem gerenciamento de banners, sumário de conteúdo em RSS, sistema de busca eficiente, interface em vários idiomas, estatísticas de visitantes e editor de conteúdo do tipo WYSIWYG (Whay You See Is What You Get – “O que você vê é o que você obtém”).

O Joomla! também está disponível em português, clique aqui e confira.

Freewebs

Um campeão de downloads e de elogios no Baixaki é o Freewebs, ideal para quem não quer perder tempo com códigos complicados. Aqui você cria tudo desde o começo e adiciona imagens, vídeos, músicas, menus, livro de visitas.

Sem segredo algum, você só precisa selecionar as opções que agradarem. Além de páginas normais, existem algumas opções especiais para incrementar seu site. Os modelos compreendem álbum, formulário, blog, perfil, livro de visitas e até um fórum. Aos usuários avançados, há a possibilidade de edição em CSS.

WebNode

Este serviço é bem elogiado pela inovação proposta.  Além da simplicidade, o WebNode oferece vários recursos da web 2.0 para garantir a interação com quem acessar sua página. Como não poderia deixar de ser, o conteúdo de sua página pode ser enriquecido com vários tipos de arquivos.

Exemplo de página criada com o WebNode.

Google Sites

Google é palavra suficiente para destacar um serviço. Este, em especial, ajuda na criação e divulgação de páginas. O processo de desenvolvimento é completamente autoexplicativo e não requer nenhum conhecimento na área de programação por parte do usuário.

As páginas são criadas “do zero” ou com a ajuda de modelos já prontos. De qualquer jeito, poucos passos bastam, seja qual for seu objetivo. Claro, o Sites tem integração total com outros serviços.

Use seu login da Google e crie sua página.

Lefora

Este se diferencia porque é focado na criação de fóruns de discussão. Pode servir, por exemplo, como complemento de um site que você já tenha. O Lefora cria, gerencia, hospeda e divulga seu fórum, o que o faz uma ferramenta completa.

Nem se preocupe se você não entende de programação. Tudo fica na mão, e você só abastece as informações para o que quer.

O Lefora é específico para criação de fóruns.

Moogo

Além de ter versão completamente em português, o Moogo cria sites em poucos passos. Ele tem vários planos de uso, um deles é gratuito. Apesar de um tanto limitado, a criação de uma página é extremamente fácil: escolher uma opção de layout, definir o endereço, criar uma conta de usuário e pronto.

Detalhe da seleção de layout.

Edicy

Divide a criação de uma página em áreas. Tudo começa pelo design, você escolhe o layout desejado entre 20 opções (também é possível personalizá-lo se você tem conhecimento em HTML e CSS).

O Edicy foca em blogs, com uma plataforma dedicada para isso. É possível inserir textos fixos, imagens, links e ainda as “abas” para dividir conteúdo. Além disso, todos os comandos estão claramente em português e espalhados pela página, nos devidos locais em que devem ser editados. Por fim, o Edicy aplica o Analytics e outras ferramentas para estatísticas de visita.

Inúmeras opções de layout.

SnapPages

Oferece inúmeras possibilidades com qualidade profissional. Funciona facilmente com suporte para drag and drop, ou seja, viu algo e gostou? Arraste e veja como fica na página. Além de criar páginas novas, o SnapPages também ajuda a remodelar um site que você já tenha.

Ferramentas do SnapPages para criação de sites.

Roxer

Também é marcado pela extrema facilidade de uso. Basta clicar no cadeado localizado no canto inferior esquerdo da página e começar a editar. O Roxer também oferece ferramentas para páginas mais complexas.

O Roxer funciona basicamente com drag and drop.

doTemplate

Este não cria páginas, mas ajuda a deixar o visual de qualquer página do jeito que você quiser. Ele é um editor de templates. doTemplate funciona de maneira bem simples, pois possui um editor a partir do qual você altera manualmente cada elemento da página. No final é só clicar para fazer o download e pronto, você poderá usá-la em qualquer lugar!

doTemplate, focado em templates.

Outras maneiras de divulgação

Agregar páginas que você tenha em redes sociais também é uma maneira de cartão de visita. Confira estes serviços que ajudam você.

MeAdiciona

Você cria um perfil e divulga os links das suas contas em diversos serviços: Orkut, MSN, Skype, MySpace, DeviantArt e vários outros. Quando uma pessoa perguntar “quem é você” na internet,  o MeAdiciona responde tudo e mais um pouco.

Seu cartão de visitas na rede.

Flavors.me

Este é um agregador de várias redes sociais em um só lugar, entre elas Twitter, Facebook, Blogger, WordPress, Flickr, RSS Feed e Last.fm. Tudo de que você precisa é se cadastrar, no Flavors.me definir o estilo da sua página e escolher as redes desejadas entre 15 opções.

Página simples, com cores da paleta do Flavors.

Chi.mp

Este é outro integrador que agrega diferentes serviços em um único cadastro. Além de acessar Twitter, Flickr, Facebook, ele lê RSS e importa contatos do Yahoo, Flickr, Hotmail e Gmail. Ele ainda disponibiliza um blog em que o usuário posta mensagens, notícias e outros tipos de conteúdo. Os links são divulgados pelo Chi.mp através de serviços integrados, como Reddit, Technorati, Yahoo, Delicious, Digg e Newsvine.

Exemplo de perfil criado para mensagens.

Tumblr

O foco desta rede é o compartilhamento de conteúdo, e aí são incluídos links, mídia (vídeo e áudio), documentos, etc. A rede também usa conceitos de microblogs, como o Twitter. Exemplos disso são o sistema de seguidores e a possibilidade de acompanhar e repassar postagens deles.

O Tumblr também se integra a vários outros serviços, como Facebook, Twitter, Wordpress, Blogger, Livejournal, Del.icio.us, Digg e outros.

Esperamos ter ajudado você. Não deixe de participar, comente e até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.