11 lugares que todo nerd deveria visitar na vida

Imagem de: 11 lugares que todo nerd deveria visitar na vida

Julho chegou trazendo as férias na mala. Para os geeks que não querem passar o mês inteiro em casa ou viajar para os mesmos lugares de sempre, o Tecmundo selecionou um guia de viagem com 11 lugares que todo nerd deveria visitar.

Uma dica: antes de partir, confira esta lista de aplicativos, que indica soluções que podem salvar sua vida de turista. Arrume as malas, traga sua toalha e deixe pronto o passaporte – é hora de cair na estrada!

1 – Chaos Computer Club (Alemanha)

(Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post)

Por que vale a pena? O Chaos Computer Club (CCC) é a maior associação de hackers da Europa, sendo uma parada certa para os geeks ativistas. O grupo prega a ética hacker e o acesso universal aos computadores e à tecnologia. Com certeza você terá altos papos-cabeça e poderá trocar figurinhas com outros hackers sobre placas Arduino, privacidade na rede e compartilhamento de arquivos sem que ninguém olhe para você como um ET. O clube tem reuniões abertas toda quarta-feira, às 20h.

Onde fica: Krantzstraße, 52070. Aachen, Alemanha. Coordenadas: 50.785266, 6.107372

Mais informações: Chaos Computer Club (site em alemão e inglês).

2 – Kennedy Space Center (EUA)

(Fonte da imagem: Divulgação/Kennedy Space Center)

Por que vale a pena? Ser um astronauta é um dos sonhos de boa parte dos nerds pelo mundo. Felizmente, para quem não conseguiu atingir esse objetivo, existem lugares como o Kennedy Space Center da NASA. O complexo da agência espacial norte-americana conta com 23 instalações diferentes.

Durante o passeio, você poderá ver naves famosas como a Endeavour e a Atlantis, além de também poder conhecer o Apollo/Saturn V Center, que é um tributo aos astronautas e equipamentos bem sucedidos em missões rumo ao espaço. O museu reúne vários tesouros. Um deles é o traje usado por Alan Shepard, ninguém menos do que o comandante da missão Apollo 14.

Onde fica: coordenadas 28°31`34.10"N e 80°40`45.12"W. Flórida, Estados Unidos.

Mais informações: Kennedy Space Center (site em inglês).

3 – Museu Americano de História Natural (EUA)

(Fonte da imagem: Reprodução/Museu Americano de História Natural)

Por que vale a pena? Outro destino certo para os amantes da ciência é o Museu Americano de História Natural. Localizado de frente para o Central Park, em Nova York, ele é reconhecido por sua vasta coleção de fósseis de dinossauros, mas também oferece alas temáticas com exposições sobre baleias, astronomia e muitos outros temas adorados pelos nerds de todo o mundo. Aproveitando a passagem por Nova York, você também pode fazer compras em lugares famosos, como a loja da Apple (veja mais informações no item 5) e na loja da Nintendo.

Onde fica: Central Park West, NY 10024. Nova York, Estados Unidos.

Mais informações: American Museum of Natural History (site em inglês).

4 – CERN (Suíça)

(Fonte da imagem: Reprodução/CERN)

Por que vale a pena? O CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) é o maior laboratório de física de partículas do mundo. A organização deu origem a uma série de inventos capazes de revolucionar nosso mundo. Entre elas, a invenção da World Web Wide, também conhecida como WWW, Web ou a nossa tradicional internet.

O centro também conta com seis diferentes aceleradores de partículas. Os fãs dos livros de Dan Brown também devem lembrar-se do CERN como um dos cenários do suspense “Anjos e Demônios”.

Onde fica: Route de Meyrin 385, 1217. Meyrin, Suíça.

Mais informações: CERN (site em inglês).

5 – Roteiro Apple (EUA)

(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

Por que vale a pena? Se você é realmente fã da Maçã, dois endereços são extremamente recomendados. O primeiro deles é o número 2.066 da Crist Drive, na cidade de Los Altos, Califórnia. Foi naquela garagem que Steve Jobs começou a criar a Apple ao lado de Steve Wozniak – ou seja, o lugar onde foi criado o Apple I, em 1976.

O segundo lugar obrigatório é o Infinite Loop, quartel-general da companhia. A rua conta com vários dos prédios da empresa, em Cupertino, Califórnia.

Bônus: aproveitando sua passagem pelos Estados Unidos, você também pode dar uma passadinha em Nova York para visitar a famosa loja da Apple na lendária Quinta Avenida.

Onde ficam:
Sede – Infinite Loop, Cupertino. Califórnia, Estados Unidos.
Garagem de Steve Jobs – Crist Drive, 2.066. Los Altos. Califórnia, Estados Unidos.
Loja – Fifth Avenue, 767. Nova York, Estados Unidos.

Mais informações: Apple (site em inglês).

6 – Google Inc. (EUA)

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Por que vale a pena? Googleplex é a sede da Google, que fica em Mountain View. A empresa responsável pela ferramenta de busca possui um complexo de 47 mil metros quadrados, dentro de um campus ainda maior. O quartel-general da Google aceita visitantes! Além disso, você pode verificar os postos disponíveis e, quem sabe, até trabalhar por lá!

Onde fica: Amphitheatre Pkwy, 1600. Mountain View. Califórnia, Estados Unidos.

Mais informações: Google Global HQ (site em inglês).

7 – Ghibli Museum (Japão)

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Por que vale a pena? Se você é fã de animação japonesa, tem a obrigação de conhecer o Studio Ghibli. Nesse caso, uma visita ao Ghibli Museum deve desbloquear um troféu em sua vida de “otaku”. Como o nome já diz, o lugar é dedicado às criações de Hayao Myazaki e seus famosos filmes animados: “Meu vizinho Totoro”, “O Castelo Animado”, “A viagem de Chihiro” e tantos outros.

Onde fica: 1-1-83 Shimorenjaku, Mitaka. Tóquio, Japão.

Mais informações: Ghibli Museum (site em japonês e inglês).

8 – Roteiro Star Wars (Tunísia e EUA)

(Fonte da imagem: Divulgação/Rancho Obi-Wan)

Por que vale a pena? Um guia de viagens nerds não estaria completo sem citar, ao menos, um passeio relacionado à saga Star Wars. Na verdade, vamos indicar dois roteiros especiais. A primeira parada é uma aventura pelo deserto, na África. Isso mesmo, a saga da família Skywalker começou na cidade isolada de Tozeur, na Tunísia. O local ficou mais conhecido pelo nome de Tatooine, planeta-natal de vários personagens. A boa notícia é que parte dos cenários usados no primeiro filme, de 1977, continua por lá!

O segundo lugar indicado fica um pouco mais acessível. É o Rancho Obi-Wan, um museu totalmente dedicado à saga criada por George Lucas. O lugar conta com dezenas de peças em homenagem aos filmes e itens raros, como o outdoor usado para divulgar o lançamento do primeiro longa-metragem, por exemplo.

Onde ficam:
Locações de Tatooine – Distrito de Tozeur, Tunísia.
Rancho Obi-Wan – Sonoma. Califórnia, Estados Unidos.

Mais informações: Rancho Obi-Wan e Trip Advisor – Tozeur.

9 – Roteiro Senhor dos Anéis (Nova Zelândia)

(Fonte da imagem: Divulgação/ Hobbiton Tours)

Por que vale a pena? Aproveite um pouco da hospitalidade dos hobbits e faça uma visita ao Condado nas férias. A comunidade de Matamata, pequena cidade na região de Waikato, no norte da Nova Zelândia, foi usada como locação para a trilogia do Senhor dos Anéis e agora está aberta ao público.

Distante cerca de 150 quilômetros de Auckland, a aldeia conta com opções de hotéis e até mesmo o pub onde os pequenos costumavam se reunir. Você poderá ter a sensação de morar em uma das tocas dos hobbits e desfrutar as belezas naturais que se destacam tanto nos longas.

Onde fica: 501 Buckland Road, Matamata. Waikato, Nova Zelândia.

Mais informações: Hobbiton Tours (site em inglês).

10 – El Ateneo Grand Splendid (Argentina)

(Fonte da imagem: Reprodução/Panoramio)

Por que vale a pena? Se você é fascinado por livros e não está com tanta grana para fazer uma viagem até países muito distantes, a dica é uma visita até a livraria El Ateneo Grand Splendid. Uma das lojas de livros mais famosas da Argentina, o espaço foi aberto no lugar de um antigo e belo teatro de Buenos Aires. São cerca de 700 mil livros disponíveis. Ou seja, é um desafio para os viciados em literatura não saírem de lá com, pelo menos, um “regalo”.

Onde fica: Avenida Santa Fé, 1860. Buenos Aires, Argentina.

Mais informações: El Ateneo (site em espanhol).

11 – Akihabara Eletric Town (Japão)

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Por que vale a pena? Os jogadores não poderiam ficar de fora dessa lista. E existe um lugar ideal no mundo para quem curte jogos eletrônicos: Tóquio. Mais precisamente, o distrito de Akihabara, também conhecido como Akihabara Eletric Town. O bairro é cheio de lojas de eletrônicos, computadores, animes, jogos e outras maravilhas raras que encantam os “otakus”.

Ainda em Akihabara, você encontra dois dos arcades (fliperamas) mais famosos do Japão: Taito HEY e Club Sega. Aproveitando a passagem por Tóquio, não se esqueça de visitar o Pokemon Center Tokyo, que fica no bairro de Minato. Boa diversão!

Onde fica: Akihabara. Tóquio, Japão.

Mais informações: Akihabara (site em inglês e japonês).

Sem dinheiro? Não tem problema!

Viajar para tantos lugares pode ser uma tarefa difícil para quem está com a grana curta. Enquanto você planeja sua viagem para um dos roteiros indicados, confira uma lista de lugares legais que você pode visitar via Google Street View. Tudo isso no conforto do seu lar, sem precisar de nada mais do que um computador com internet:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.