Projeto de edifício em Londres pode transformar ar poluído em gás natural

Imagem de: Projeto de edifício em Londres pode transformar ar poluído em gás natural

(Fonte da imagem: Reprodução/Dezeen)

Londres é uma das maiores cidades do mundo e, como tal, possui uma grande quantidade de poluição no ar, principalmente por conta do alto número de carros presentes na metrópole.

O arquiteto Chang-Yeob Lee, formado pelo Royal College of Art (Universidade Real de Artes) criou um projeto conceitual com uma solução bastante diferente para esse problema urbano.

O conceito, batizado de "Synth[e]tech[e]cology", é caracterizado por um agrupamento de cabos que se entrelaçam no topo em edifícios mais altos e purificam o ar, além de produzirem gás natural no decorrer do processo. Como exemplo, Lee escolheu o BT Tower, um dos maiores arranha-céus de Londres.

Nas artes conceituais da proposta, fibras de carbono e um irregular aparelhamento de aço abraçam todo topo do edifício. Por conta do formato bizarro, o projeto é chamado por muitos de "teia de aranha", já que o topo do prédio fica inteiramente encoberto pelas estruturas.

Teia de aranha sustentável

Para funcionar corretamente, o "Synth[e]tech[e]cology" tem que ser aplicado em construções altas. As estruturas de aço coletam as fuligens e outras partículas pequenas presentes no ar da cidade, assim como o dióxido de carbono. O equipamento também contém nanotubos de dióxido de titânio que são capazes de transformar o dióxido de carbono em gás natural através da utilização de água e exposição à luz solar. O sistema imaginado por Lee também pode produzir metanol no processo; cerca de toneladas por ano.

(Fonte da imagem: Reprodução/Dezeen)

O projeto, se sair do papel algum dia, pode ser aplicado em outras edifícios pelo mundo. Lee disse que muitos prédios altos não possuem qualquer utilidade especial e podem ser melhor utilizados. "A poluição pode gerar outra economia", frisou o estudante recém-graduado. Outras propostas semelhantes já foram criadas em Chicago e na Cidade do México, porém com estruturas mais modestas e sem todas as funções que Lee imaginou. 

Se o projeto "Synth[e]tech[e]cology" pode virar realidade ou não, nós não sabemos dizer; mas ele é mais uma das interessantes propostas de sustentabilidade que podem transformar nosso futuro. 

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.