Como remover o Portal dos Sites do seu navegador

Imagem de: Como remover o Portal dos Sites do seu navegador

O Portal dos Sites é mais um daqueles serviços que são inseridos no seu navegador quando você instala um programa descuidadamente e apenas concorda com todas as licenças, avançando rapidamente cada passo. Existe, no entanto, um tipo dessa praga que tenta enganar o usuário, sendo preciso atenção redobrada durante a instalação para usar a opção “Recusar” ao ver o acordo de licença (avançar nessa parte é o mesmo que aceitar).

Claro, há também a possibilidade de, mesmo não concordando nem aceitando nada, aparecer algo desagradável no seu navegador que altera a página inicial e impede você de modificá-la. Frequentemente, você não encontra como desinstalar a extensão indesejada, nem consegue impedir o seu funcionamento. No caso do Portal de Sites, no entanto, ele ainda não é tão avançado, permitindo que você consiga anulá-lo usando uma solução simples.

Faça você mesmo

Caso você deixe o atalho do navegador na Barra de ferramentas, clique com o botão direito sobre ele.

Dê um segundo clique para acessar “Propriedades” (se o atalho estiver na Área de trabalho, basta um clique direito para conseguir abrir a mesma opção).

No campo “Destino”, você encontra o endereço do arquivo responsável por abrir o navegador: ele está entre aspas e termina em “.exe” seguido de algo escrito ao lado.

Como você vê na imagem acima, simplesmente apague aquilo que estiver fora das aspas e depois da extensão “.exe”. Feito isso, use a opção “Aplicar” para finalizar o conserto do navegador.

Talvez também seja necessário remover o Portal dos Sites dos mecanismos de pesquisa utilizados pelo Chrome. Para isso, abra o navegador e acesse as suas configurações.

Nelas, encontre a sessão “Pesquisa” e clique sobre o ícone “Gerenciar mecanismos de pesquisa...”. Na janela aberta, simplesmente clique sobre o “X” ao lado do Portal dos Sites para removê-lo e defina outro serviço como padrão.

Pronto! Agora, provavelmente você está livre de mais uma praga. Porém, é possível que o serviço torne essa solução inviável no futuro, então preste atenção na hora de instalar programas para evitar que esse inconveniente aconteça outra vez.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.