Chips da Intel equipam o novo supercomputador mais rápido do mundo

Imagem de: Chips da Intel equipam o novo supercomputador mais rápido do mundo

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

Foi divulgada a nova lista Top500 dos supercomputadores mais potentes de todo o mundo. E 80% dos sistemas presentes nessa lista são equipados com processadores fabricados pela Intel — o que inclui 98% de todos os supercomputadores que não estavam na lista anterior e também o mais novo líder do segmento.

O sistema, conhecido como “Milky Way 2” (ou Tianhe 2, em chinês), inclui 48.000 coprocessadores Intel Xeon Phi e 32.000 processadores Intel Xeon, operando em seu pico de desempenho a 54.9 PFlops (54,9 quadrilhões de operações de pontos flutuantes por segundo) – mais do que o dobro do desempenho do sistema melhor classificado na edição passada do lista Top500, em novembro de 2012.

Desde 1997 não aparecia na primeira colocação do ranking uma máquina que possuísse apenas processadores da Intel em seu funcionamento. Esta supermáquina foi construída para o Centro Nacional de Supercomputação em Guangzhou, na China e será responsável por cálculos e outras operações científicas a serem realizados para pesquisas no local.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.