Microsoft prepara mecanismo de detecção de gestos para futuros aparelhos

Imagem de: Microsoft prepara mecanismo de detecção de gestos para futuros aparelhos

(Fonte da imagem: Reprodução/Patent Bolt)

O Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (US Patent & Trademark Office) divulgou um registro de patente encaminhado pela Microsoft no começo deste mês que revela um novo mecanismo de detecção de gestos para aparelhos como notebooks, tablets e smartphones.

O recurso gestual seria capaz de controlar o volume de músicas, rolar páginas da internet, mudar slides em apresentações e ajustar funcionalidades de jogos sem tocar no dispositivo, além de detectar movimentos feitos fora do “campo de visão” da tela do aparelho.

A capacidade de reconhecer gestos em todas as direções chega através da nova câmera 3D da Intel, que deve ter uma participação direta no aplicativo da Microsoft. De acordo com os arquivos patenteados pela empresa, a detecção de gestos está também baseada em uma tecnologia de efeito Doppler, através da emissão e recepção de um sinal sonoro.

(Fonte da imagem: Reprodução/Patent Bolt)

Essa funcionalidade permite detectar os movimentos em torno de um computador, tablet ou smartphone e interpretar as propriedades de velocidade, direção e amplitude dos gestos para realizar uma série de funções e aplicações no sistema.

O registro de patente pela Microsoft abrange apenas os princípios básicos do projeto de detecção gestual por meio de uma metodologia de efeito Doppler, mas acredita-se que há muitas outras funcionalidades possíveis para essa nova tecnologia.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.