Melhores da Semana: 21/06/13 [vídeo]

Imagem de: Melhores da Semana: 21/06/13 [vídeo]

Esta edição do Melhores da Semana destaca o papel da internet na onda de protestos pelo Brasil, novidades para o Instagram, novos produtos da Samsung e mudanças nas políticas do Xbox One.

Como sempre, nossa seleção também traz excentricidades do Mega Curioso e dicas de artigo do Tecmundo — um exemplo é o tutorial que explica como instalar aplicações direto no cartão SD de aparelhos com sistema Android.

NOTÍCIAS

Protestos pelo Brasil

Na última segunda-feira, dia 17 de junho, o Twitter da revista Veja foi invadido. O perfil @AnonManifest, ligado ao grupo Anonymous, assumiu a autoria do ataque. As mensagens convocavam pessoas para os manifestos e faziam críticas à mídia.

(Fonte da imagem: Reprodução/Twitter Veja)

No mesmo dia, a conta do Instagram da presidente Dilma Rousseff também foi hackeada. A autoria da quebra de senha foi requerida pelo Anonymous Brasil, que postou uma imagem do símbolo do movimento.

(Fonte da imagem: Reprodução/Instagram/Dilma Rousseff)

Segundo um levantamento feito pela empresa Scup, o uso das redes sociais impactou cerca de 79 milhões de internautas. Tais meios foram utilizados para combinar local e horário de manifestações e também como fonte de notícias. A estatística leva em consideração a quantidade de pessoas que acompanharam os protestos entre a quarta-feira, dia 12 de junho, e segunda-feira, dia 17.

No site Avaaz.org, uma petição pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Rogério Teixeira, criador da petição, afirma que o Partido dos Trabalhadores (PT) “trouxe mal-estar para a nação” e que a presidente estaria “traindo o povo”. Até o momento da produção do texto desta edição do Melhores da Semana, a petição conta com mais de 300 mil assinaturas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Avaaz.org)

Evento Facebook: cobertura ao vivo da apresentação do "novo produto"

A equipe da maior rede social do mundo anunciou uma novidade para o Instagram, e o Tecmundo cobriu o evento ao vivo. Agora, é possível compartilhar vídeos de até 15 segundos na timeline, aplicando filtros e também recursos de estabilização de imagem.

O criador do Instagram, Kevin Systrom, mostrou as novidades e divulgou alguns números: segundo ele, 16 bilhões de fotos já foram compartilhadas, 130 milhões de pessoas usam o serviço todos os meses e 1 bilhão de likes são registrados todos os dias.

Evento Samsung: cobertura ao vivo da apresentação dos novos Galaxy e ATIV

Outra empresa que apresentou novidades foi a sul-coreana Samsung, que organizou um evento para apresentar novos membros das linhas Galaxy e ATIV. O Tecmundo também cobriu a conferência ao vivo com comentários em vídeo.

Um destaque é o ATIV Q, um híbrido entre tablet e notebook que suporta dois sistemas operacionais, o Windows 8 e o Android 4.2.2. Já o ATIV Tab 3 é um tablet que roda uma versão completa do Windows 8 e promete mais de oito horas de autonomia de bateria.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Foram apresentados também novos ultrabooks. O ATIV Book 9 Plus tem tela de 13,3 polegadas e resolução de 3200x1800 pixels. Já o ATIV Book 9 Lite é uma versão mais acessível, com resolução de 1366x768 pixels. Destaque também para a câmera Galaxy NX, que tem lentes intercambiáveis e sistema Android.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

No evento, a Samsung ainda anunciou cinco novas cores para o Galaxy S4 e três novas versões do aparelho: Mini (com dimensões menores), Active (mais resistente) e Zoom (com câmera de 16 megapixels).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Nova tecnologia de gravação multiplica a capacidade de armazenamento do DVD

Cientistas do Centro de Microfotônica da Universidade Swinburne, na Austrália, conseguiram desenvolver um tipo de laser capaz de gravar até 1 PetaByte (PB) de dados em um único disco DVD convencional.

O disco em questão é um DVD comum. O que muda é a maneira como os dados são gravados e o funcionamento em si do método de gravação. Os pesquisadores conseguiram diminuir ao máximo o tamanho das porções de dados; logo, mais pontos de laser cabem na superfície de um mesmo DVD.

Descubra se o seu PC é capaz de rodar Mortal Kombat Komplete Edition

O mais recente título da série Mortal Kombat, que tem o nome Komplete Edition, será lançado para PC. Usuários do site Evil Avatar conseguiram coletar os requisitos mínimos para poder rodar o game.

O sistema deve ser Windows Vista, Windows 7 ou Windows 8. O processador mínimo compatível é o Intel Core Duo 2,4 GHz ou AMD Athlon X2 2,8 GHz. São necessários 2 GB de memória RAM, e a placa de vídeo mínima deve ser uma NVIDIA GeForce 8800 GTS ou AMD Radeon 3850.

(Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki Jogos)

Microsoft vai liberar games usados e dispensa conexão constante no Xbox One

A Microsoft mudou as políticas do Xbox One. Dessa maneira, não será necessário ficar sempre online nem fazer check-in na internet a cada 24 horas — uma conexão é obrigatória somente na configuração inicial do aparelho.

Ademais, todos os jogos baixados funcionarão online e offline, não há restrições adicionais para jogos usados ou emprestados e não há mais travas regionais. Tais mudanças foram determinadas após o apelo da comunidade do Xbox, de acordo com Don Mattrick, presidente da área de entretenimento da Microsoft.

As implicações dessas mudanças, segundo o vice-presidente corporativo da Xbox LIVE, Marc Whitten, incluem a exigência do disco para que os games possam ser jogados, a extinção do sistema de compartilhamento de jogos com até 10 pessoas e o fim da transferência de títulos entre amigos. Além disso, com a não exigência de conectividade online, os desenvolvedores podem desistir de usar o processamento nas nuvens.

Brinque com os modelos tridimensionais do Xbox One e do PS4

Dois designers criaram renderizações 3D do Xbox One e do PlayStation 4. JC Volumic e Sylvain Bernard fizeram os modelos com softwares de edição 3D, como Blender e Maya, e postaram a brincadeira no site Sketchfab.

É possível acessar a página para girar e controlar o zoom, observando os detalhes das plataformas da Sony e da Microsoft. Importante: para ver as animações, é preciso ter o plugin Unity instalado.

MEGA CURIOSO

Chinês é preso após divulgar fotos de extraterrestre eletrocutado

O chinês que alegou ter eletrocutado um alienígena foi condenado a cinco dias de prisão pela divulgação de imagens de um falso extraterrestre. O nome dele é Li Kai, e ele confessou à polícia que tudo não passou de uma armação.

A criatura “capturada” por Li Kai é somente um boneco feito de papelão, borracha e arame. Em sua defesa, Kai disse que pretendia despertar o interesse das pessoas pela Ufologia. Pelo jeito, sua versão não convenceu as autoridades.

Qual é o gosto da água de 1,5 bilhão de anos encontrada por cientistas?

Há cerca de um mês, cientistas descobriram uma quantidade de água preservada há mais de 1 bilhão de anos no Canadá. O líquido, aparentemente, ficou todo esse tempo no interior de uma rocha.

Segundo a pesquisadora Barbara Sherwood, o líquido encontrado tem aspecto mais pastoso e alaranjado quando exposto ao ar. E, acredite você, ela teve coragem de experimentar a substância. Segundo Sherwood, o gosto é horrível e muito mais salgado do que a água do mar. Detalhe: a cientista provou mais de uma vez. Tudo pela ciência.

Sabia que comprar a máscara de Guy Fawkes gera royalties para a Warner?

A Warner ganha (ou pelo menos deveria ganhar) royalties sobre cada máscara de Guy Fawkes que é vendida. O acessório, que pode ser visto no filme “V de Vingança”, foi popularizado pelo grupo Anonymous e é campeão de vendas nos Estados Unidos.

Detalhe: a Warner faturou US$ 28 bilhões (cerca de R$ 60 bilhões) só em 2012. Outra curiosidade: Guy Fawkes é uma pessoa real, condenada à forca na Inglaterra em 1606 por planejar a explosão do Parlamento do Reino Unido.

7 fobias extremamente bizarras

Todo mundo tem medo de algo, mas algumas fobias são um tanto estranhas, como aponta o site LISTVERSE. A postagem relaciona sete medos curiosos: o de cozinhar, de atravessar a rua, de demônios, de espelhos, de comer em público, de sentar e também de bonecas.

E esses são apenas alguns exemplos de fobias, pois há muitas outras registradas. A lista de fobias existentes é enorme e cheia de medos insanos. Esta matéria menciona apenas uma pequena fração das mais estranhas delas.

ARTIGOS

Estamos preparados para a resolução 4K?

Será que estamos preparados para a resolução 4K? Esse é o tema de um artigo especial do Tecmundo que explica especulações acerca dos possíveis rumos e problemas que a nova tecnologia vai encontrar neste e nos próximos anos.

Os pontos abordados por este texto incluem a falta de conteúdo para transmissão e de discos prontos para os filmes, além das dificuldades de implantação de streaming 4K e da falta de capacidade de processamento dos computadores.

Dmitry Itskov: conheça o maluco que pretende fazer você viver eternamente

Você já ouviu falar no nome Dmitry Itskov? Trata-se de um russo milionário que quer criar avatares carregados com consciência e memória até o ano de 2045. Itskov acredita que a imortalidade é uma questão de tempo, dinheiro e, principalmente, tecnologia.

O projeto de Itskov começou em 2011 e basicamente visa transportar a consciência humana para avatares robóticos para que qualquer pessoa viva para sempre, já que a mente estará segura em um “recipiente”.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Quais recursos do iOS 7 não funcionarão nos aparelhos mais antigos [tabela]

O Tecmundo preparou uma tabela que explica quais recursos do iOS 7 não funcionarão nos aparelhos mais antigos, afinal nem todos as funções presentes na atualização do sistema estarão disponíveis em todos os aparelhos.

Devido ao hardware avançado do sistema mobile, os dois únicos aparelhos com capacidade técnica para execução de todas as funções do iOS 7 são iPhone 5 e iPod touch da quinta geração.

Android: como instalar aplicações direto no cartão SD

Encerramos nossas dicas de artigos com este tutorial, que explica como instalar aplicações direto no cartão SD de aparelhos com sistema Android. Isso pode ser feito com a ajuda do software Android SDK.

O processo é reversível, bastando modificar um comando durante o processo. Apenas esclarecemos que isso pode não funcionar em todos os aparelhos com o sistema operacional da Google.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.