Análise: LG V320-M, all-in-one com TV digital

Imagem de: Análise: LG V320-M, all-in-one com TV digital

All-in-one da LG possui tela LED IPS de 23 polegadas e funções de TV (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Nem todo mundo gosta de dedicar horas de pesquisa e muito dinheiro para montar a máquina dos sonhos. E, para esse perfil de consumidor, existe uma categoria de PC que chama a atenção: o all-in-one, que une monitor e computador em uma única peça.

Normalmente, esse tipo de máquina está voltado para uso mais geral, não atendendo a propósitos específicos, como o do público gamer, por exemplo. Mas as lojas brasileiras possuem computadores all-in-one de diversas faixas de valores e configurações, sendo que alguns contam com recursos diferenciais.

O LG V320-M é um desses modelos que trazem funcionalidades extras para o consumidor, como um monitor que também serve como televisão e painel IPS. Confira, a seguir, os prós e contra do mais novo all-in-one da LG.

Especificações Técnicas

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)Aprovados

Design elegante

A aparência geral do LG All-in-One V320-M é bastante elegante, tendo sua construção feita de plástico branco e com detalhes em prata. Um dos destaques da concepção do produto fica por conta do ajuste de inclinação da tela, que é firme e preciso.

Design elegante e ajuste de preciso da inclinação da tela (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Outro ponto positivo do design é o fato de que as saídas de áudio para fone de ouvido estão posicionadas na lateral da base do all-on-one, o que facilita o seu acesso. Apesar de o plástico dessa máquina ser sensível a riscos, esse detalhe não chega a contar como um ponto negativo, visto que o computador não será mudado de local com frequência.

Entrada para fone de ouvido na lateral facilita o acesso (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Funções de TV independentes

Outro ponto que pode pesar a favor do LG All-in-One V320-M é a possibilidade de usar o computador para assistir à televisão, tanto digital quanto analógica. A parte traseira do monitor possui entradas de antena e cabo, além de uma porta HDMI localizada na base da máquina.

E não pense que isso é tudo. Além de um controle remoto acompanhar o produto, o computador não precisa estar necessariamente ligado para que o consumidor possa assistir à TV. Basta ligar o monitor e sintonizar sua emissora favorita. E você pode até mesmo trabalhar no PC enquanto assiste à TV em uma janela reduzida, graças à função PIP.

Tela de 23 polegadas com recursos extras

Com tanto foco na imagem, é inevitável o uso de recursos tecnológicos importantes como o IPS, que garante maior fidelidade de cores e ângulo de visão do que os monitores comuns.

Recentemente, testamos o monitor multitouch 23ET83V, também da LG, e ficamos surpresos com a quantidade de reflexos na tela. Felizmente, esse problema não se repete no display de 23 polegadas desse all-in-one.

Como se não bastasse, o computador também conta com o sistema Intel WiDi, que permite realizar o streaming da tela para outros dispositivos compatíveis com a tecnologia.

Este all-in-one possui entradas para antena e TV a cabo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Alcance do teclado e mouse

Outra surpresa na redação foi a do alcance do teclado e mouse da máquina. Conseguimos operar o computador normalmente a uma distância de cerca de 20 metros, sem paredes ou qualquer outro tipo de obstáculo.

Teclado com teclas espaçosas e adaptado para o público brasileiro (ABNT 2) (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

É claro que ninguém usará o computador estando assim tão longe, até porque não há hipermetropia que garanta a visão de detalhes da imagem com essa distância. Porém, essa característica atesta que você dificilmente perderá a comunicação desses acessórios com a máquina, em condições de uso comum.

Mouse funciona a uma distância de pelo menos 20 metros sem obstáculos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Memória expansível e USB 3.0

Duas características marcantes nesse all-in-one também são a presença de 6 portas USB, sendo que duas delas são do tipo 3.0, ou seja, capazes de transferir dados de maneira até 10 vezes mais rápida do que as convencionais.

E se os 4 GB de RAM presentes na máquina forem insuficientes, saiba que o computador conta com um slot vazio e que pode ser usado para expandir a memória.

Teste de desempenho da tela

Aplicamos ao LG All-in-One V320-M os mesmos testes que usamos para o monitor 23ET83V, também da LG. Os resultados foram semelhantes. Para começar, o teste de contraste teve um bom resultado, já que a exibição da imagem abaixo manteve bem definidos os retângulos tanto da esquerda quanto da direita das escalas de cores.

Ajustes de fábrica foram o suficiente para exibição de contraste (Fonte da imagem: Reprodução/Lagom LCD Test)

O gradiente também foi exibido com perfeição, sem linhas que impedissem uma transição suave das cores

Transição das cores é feita com suavidade e sem interferências (Fonte da imagem: Reprodução/Lagom LCD Test)

Porém, o teste de nitidez também apresentou problemas. A imagem abaixo deve ficar completamente cinza, muitas vezes até mesmo se mesclando com o círculo do centro, ao nos distanciarmos da tela ou apertarmos os olhos como se fosse míope. Porém, o all-in-one da LG manteve bem definidos os quadrados e as linhas da imagem, tanto nos ajustes de fábrica da imagem quanto na tentativa de regulagem manual.

Ajustes de nitidez foram insuficientes para passar no teste (Fonte da imagem: Reprodução/Lagom LCD Test)

Reprovado

Frestas no acabamento

Apesar de o design ser elegante e chegar a lembrar os produtos da Apple, o acabamento do produto possui uma falha que pode incomodar os mais atentos a detalhes. Existe uma fresta entre a tela e a moldura que permite a acumulação de poeira. E, pela espessura e profundidade da abertura, essa não parece ser uma região muito fácil de limpar.

Frestas próximas às bordas da tela podem acumular poeira (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Vale a pena?

Como dissemos anteriormente, um computador all-in-one não serve a propósitos específicos, portanto não pense em comprar um desses como máquina para games ou edição de vídeos, por exemplo. Por mais que alguns modelos permitam o upgrade de algumas especificações, como é o caso do LG All-in-One V320-M, tenha sempre em mente que essas mudanças são bem mais limitadas do que a dos PCs tradicionais.

Mas, se você quer um desktop prático e elegante, o LG All-in-One V320-M pode ser uma boa opção. O principal destaque da máquina é, sem dúvida, o monitor LED de 23 polegadas que funciona como televisão, principalmente se levarmos em conta o diferencial de que o computador sequer precisa estar ligado para você ver a “Sessão da Tarde”.

Além disso, a presença de uma porta HDMI ajuda a enriquecer a possibilidade de uso da máquina, visto que ela não apenas serve para receber as imagens de um Blu-ray player, por exemplo, como também pode ser usada para a conexão de um segundo monitor. Esse é um recurso muito útil para quem precisa de bastante espaço na Área de trabalho.

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

USB 3.0, Windows 8 de 64 bits, softwares exclusivos da LG para rotinas de manutenção e a presença da tecnologia IPS são outros diferenciais que devem ser levados em conta pelos consumidores. Também não podemos ignorar o fato de que a máquina conta com uma unidade óptica capaz de gravar CDs e DVDs.

O preço parece espantar, a princípio, visto que a LG sugere o valor de R$ 2.799. Porém, se levarmos em conta o fato de que o consumidor não está apenas comprando um ótimo desktop, mas também levando com o mesmo produto uma televisão digital, podemos dizer que ele está na faixa esperada de valores. Considere também o fato de que, em uma pesquisa rápida na internet, encontramos o mesmo modelo por até R$ 2,5 mil.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.