Galaxy S4: que tal transformar seu celular em uma estação meteorológica?

Imagem de: Galaxy S4: que tal transformar seu celular em uma estação meteorológica?

Praticamente uma central meteorológica completa. (Fonte da imagem: Reprodução/GS4)

O poderoso software do Galaxy S4, conforme já visto de forma detalhada pela nossa análise recente do aparelho, possibilitou que um passo mais largo fosse dado pelos desenvolvedores de aplicativos. Agora, é possível transformar o seu mobile Android de quarta geração da Samsung em uma estação meteorológica praticamente completa: medição de pressão de ar, suporte a termômetro, barômetro e higrômetro são algumas das funções oferecidas pelo aplicativo gratuito Weather Station.

Para instalar o app, basta encontrá-lo na Google Play Store ou baixá-lo diretamente do site dos desenvolvedores (ative o leitor de códigos QR do seu smartphone, posicione-o sobre a imagem postada abaixo e faça, em instantes, o download de Weather Station).

AmpliarAtive seu leitor de códigos QR. (Fonte da imagem: Reprodução/Xda)

Atenção: é claro que este aplicativo não mede de forma extremamente precisa as variações de temperatura, pressão, níveis de umidade do ar e tantos outros dados legíveis a estações meteorológicas reais. Ao utilizar esta ferramenta, tome as seguintes precauções:

  • Não exponha o aparelho a mudanças bruscas de temperatura;
  • Evite contato direto com o smartphone durante as medições (deixe-o sobre uma mesa, por exemplo); e
  • Use o Weather Station apenas como instrumento de referência.

Estou na minha zona de conforto?

Em 2002, a Organização Internacional de Normas (ISO) elaborou um documento que, desde então, estabelece limites a variações térmicas – dentro dessa faixa estão, portanto, as condições de temperatura confortáveis aos seres humanos. O ISO 7730, título atribuído ao tal tratado, estipula valores de extensões térmicas a ambientes diversos (como escritórios, lojas, cafeterias e outros).

Dessa forma, Weather Station considera adequadas as temperaturas que não extrapolam as condições determinadas pelo ISO 7730. É possível, contudo, personalizar esses limites – uma vez que cada pessoa possui suas próprias preferências do que é ou não uma temperatura agradável.

É possível alterar a unidade de medida para Celsius. (Fonte da imagem: Reprodução/GS4)

Se você deseja checar o status das condições térmicas do seu ambiente, selecione a opção Preferences > S Health; a figura mostrada acima vai aparecer, indicando se os valores estão ou não dentro do admitido pelo ISO 7730.

Assim, as medições feitas pelo aplicativo vão dizer se você está dentro das condições previstas pelo tratado celebrado em 2002 – que é, na realidade, apenas uma marcação acessória às funções executadas pelo tal aplicativo. Para ler o ISO 7730 (em inglês), clique aqui.

Sua central portátil meteorológica

Para que todos os serviços oferecidos por este aplicativo sejam de fato utilizados, algumas noções de inglês precisarão ser dominadas pelos usuários. A seguir, algumas das principais funções de Weather Station serão listadas:

Principais medições:

  • “Temperature”: temperatura, medida em F (Fahrenheit) – que pode ser alterada para Cº (Celsius) em “Preferences”;
  • “Pressure”: pressão, medida em milibar (mb); e
  • “Dew Point”: ponto de orvalho, que consiste no vapor de água presente no ar que está prestes a se condensar – diferente, portanto, da umidade relativa do ar, dada pela relação entre a umidade absoluta do ar e a umidade absoluta do mesmo ar no ponto de saturação à mesma temperatura.

Os valores exibidos pelos três medidores citados são constantemente atualizados. Importante frisar que as unidades de medida são todas customizáveis; é possível também alterar o mostrador “Dew Point” para “Relative Humidity” (umidade relativa do ar) em “Preferences”.

Este aplicativo apresenta ainda as funções de barômetro (instrumento usado para mensurar a pressão atmosférica) e higrômetro (é através deste recurso que a umidade do ar é medida). E, se você deseja transformar os gráficos exibidos por qualquer uma das medições selecionadas em dados TXT, basta clicar sobre o sinal de flecha localizado no topo do display e indicar o local em que as informações deverão ser salvas.

Diversas outras funções podem ser ativadas neste app. (Fonte da imagem: Reprodução/PlayGoogle)

Para ativar a visualização de gráficos, apenas toque sobre uma das medições mostradas pela tela inicial de Weather Station – a relação entre tempo e temperatura, por exemplo, será exibida pela opção “Temperature”; para explorar de forma detalhada cada gráfico, utilize os ícones de “+” e “-” mostrados no canto superior direito da tela do seu mobile.

Se você deseja dar uma conferida rápida na forma de funcionamento do tal aplicativo, assista ao vídeo abaixo. Apesar de ser narrado em inglês, as demonstrações de algumas das funções citadas por este texto são plenamente feitas.

....

A versão atual de Weather Station está sendo atualizada pelos desenvolvedores do app. Portanto, fique ligado no site XDA Developers para obter, em alguns dias, um novo e certamente ainda mais robusto app de medição de condições climáticas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.